Agência UFC: transporte de aves ganha método mais eficiente

Imagem: Morte de aves transportadas é problema para o mercado exportador de carne de frango (Imagem: Reprodução UFCTV)O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior produtor. Estima-se que o consumo anual por pessoa é de 41 quilos. Porém, esse mercado enfrenta um problema: a morte de aves transportadas, principalmente por conta do calor gerado pelo sistema de transporte, com o empilhamento de caixotes, causando abafamento.

Pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará propõem uma solução para isso. A ideia é utilizar suportes entre os caixotes para criar espécies de corredores de ar, garantindo melhor refrigeração para o centro da pilha, local mais afetado pelo calor por estar distante das bordas e ter menos circulação de ar.

Veja a história completa no site da Agência UFC de Notícias, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331