Procurar no portal

Solenidade marca o jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa da UFC

Iamegm: Foto do auditório a partir do fundo, onde vê-se todas as cadeiras ocupadas e a mesa com autoridades no palcoNa tarde dessa quinta-feira (3), o auditório da Reitoria sediou a cerimônia alusiva aos 50 anos de fundação da Casa de Cultura Francesa (CCF) da Universidade Federal do Ceará. O evento foi presidido pelo reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, e contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, além de membros da representação diplomática francesa, gestores da Universidade, docentes e comunidade acadêmica. A solenidade deu início ao ano do jubileu de ouro da Casa de Cultura Francesa, que seguirá com intensa programação até o primeiro semestre de 2019.   

A abertura ficou a cargo de apresentação artística do Coral L'Alouette, da Casa de Cultura Francesa, com regência de Samyr Pontes e coordenação do Prof. Jérémy Morisso. Formado por alunos e pessoas da comunidade, o coro, cujo nome em francês significa "cotovia", brindou o público com peças do cancioneiro tradicional francês.

Representando os educadores da CCF, o Prof. Robson de Oliveira tratou das atividades desenvolvidas de ensino do idioma e de difusão do universo cultural da francofonia ao longo de meio século. "A Casa é muito querida e importante não apenas para a UFC, mas para a sociedade cearense; uma Casa em que a cultura francesa e francófona têm sua morada", afirmou.  

PATRIMÔNIO – Criada em dezembro de 1968, a Casa de Cultura Francesa ocupa um prédio no Centro de Humanidades com características de um estilo arquitetônico Imagem: Foto do Coral que se apresentoueclético, datado das décadas de 1930 e 1940, segundo o Prof. Romeu Duarte, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

O docente apresentou um projeto executivo de restauro do imóvel, concebido com o propósito de manter os traços originais da edificação. "Infelizmente, boa parte da arquitetura daquela época já se perdeu. E o que ainda existe nós temos a obrigação de preservar. Esse é um exemplo que a UFC dá para a cidade de Fortaleza, a partir da recuperação de seu precioso acervo", ponderou o Prof. Romeu.

A seguir, o coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Chico Neto, expôs o projeto de identidade visual da campanha do Cinquentenário da Casa de Cultura Francesa. A partir de aspectos da fachada externa da Casa, uma equipe de designers elaborou uma logomarca pesquisando elementos culturais franceses. O projeto inclui a produção de peças gráficas e material promocional, como camisetas, banners, papéis de parede para dispositivos móveis, bolsas e cadernos do tipo moleskine. "A gente quis trazer a memória gráfica do lugar, muito presente no patrimônio arquitetônico, para o projeto de identidade visual", explicou.

Veja outras imagens da cerimônia no Flickr da UFC

No intuito de registrar a trajetória da CCF para a posteridade, a solenidade teve um momento de lançamento do livro Casa de Cultura Francesa 50 anos – memória e saber (Edições UFC). Dividida em três partes, a publicação apresenta relatos de professores, servidores técnico-administrativos e ex-alunos e artigos científicos sobre ensino de francês como língua estrangeira, tradução e análise do discurso. A parte final do livro traz fotografias que ilustram as diferentes fases históricas vivenciadas pela Casa. 

Imagem: Embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, elogiou a qualidade do ensino da CCF (Foto: Viktor Braga/UFC)Organizada pela Profª Cláudia Giraud, a obra será distribuída para bibliotecas especializadas e instituições de ensino de línguas no Ceará e no Brasil. "Isso não é a realização de um sonho pessoal, mas de um projeto coletivo, desenvolvido pelos docentes de ontem e de hoje. É uma história de lutas, de muitas conquistas e de algumas perdas materiais e humanas – alguns colegas já partiram. É, sobretudo, uma história de engajamento e dedicação ao ensino da língua e da cultura francófonas", afirmou.      

INTERCÂMBIOS – O embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, fez uso da palavra para saudar os presentes na solenidade. A visita da comitiva francesa à UFC coincidiu com a inauguração do Hub da Air France/KLM no aeroporto de Fortaleza. Antes do evento do jubileu, o embaixador participou de uma reunião no Gabinete do Reitor para tratar de assuntos de cooperação internacional entre a UFC e o governo da França, em áreas como saúde, tecnologia e ciências humanas. "Há 50 anos, esta respeitável instituição aproxima a cultura francesa deste ambiente estudantil. Aprender francês é muito mais do que aprender uma língua, é compreender uma outra forma de viver, ter a percepção em relação a uma outra cultura e à democracia", declarou. O diplomata elogiou a qualidade do ensino e celebrou "as gerações de professores de francês que permitiram, e permitem, o sucesso da Casa de Cultura".

Em seu discurso, o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, ao abordar a internacionalização, relembrou o lema inaugural da Universidade – o universal pelo regional, proferido há mais de 60 anos pelo fundador, o reitor Antônio Martins Filho. O Prof. Henry ressaltou que, geograficamente, Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da França, situada a uma distância de 7.048 quilômetros. Destacou também que algumas edificações na cidade possuem fortes influências francesas, como a estrutura de ferro do Mercado dos Pinhões, fabricada em 1897 nas oficinas Guillon Pelletier, em Orleans. Ao se dirigir aos estudantes, o reitor assegurou que, após se formarem na Casa, eles serão mais do que tradutores ou intérpretes, serão "agentes do entendimento, da amizade e do intercâmbio cultural".      

Imagem: O Prof. Henry ressaltou que, geograficamente, Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da França (Foto: Viktor Braga/UFC)Concluiu o reitor: "Ao difundir a língua e a cultura francesas, a Casa nos conecta com um universo muito rico, formado por 140 milhões de falantes em 30 países, sem descuidar de que o francês também se constitui em língua oficial de vários organismos internacionais. A Casa de Cultura Francesa representa nosso elo com a francofonia e, há 50 anos, desempenha seu papel brilhantemente".

Estiveram presentes à solenidade o vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; o ex-reitor da UFC, Prof. Paulo Elpídio de Menezes Neto; o pró-reitor de Assuntos Internacionais, Prof. José Soares; a diretora do Centro de Humanidades, Profª Vládia Borges; o chefe do Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos, Prof. Rodrigo Nogueira Machado; o coordenador-geral das Casas de Cultura Estrangeira, Prof. Marcos Norelle Victor; a coordenadora administrativa da Casa de Cultura Francesa, Profª Virgínia Grippon; a adida de cooperação educacional da Embaixada da França no Brasil, Catherine Petillon; o cônsul-geral da França na região Nordeste, Romain Louvet; e a consulesa honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300