Professora da UFC premiada na Conferência Mundial de Saúde Rural com melhor vídeo de animação

Imagem: Frame de vídeo premiado (Divulgação)O vídeo Por que saúde rural é diferente da urbana, apresentado pela delegação brasileira na 15ª Conferência Mundial de Saúde Rural – ocorrida de 26 a 29 de abril em Nova Déli, na Índia –, foi o vencedor na categoria Melhor Animação nas premiações do evento.

O trabalho, realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), teve curadoria da Profª Magda Almeida, do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará.

Disponível no Youtube, o vídeo tem três minutos e explica de forma simples as particularidades dos  cuidados médicos necessários para com as populações do campo, como ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores rurais, pescadores, marisqueiras, entre outras. Destaca ainda o déficit de profissionais de saúde nesse ambiente trazendo o exemplo do Estado do Amazonas: enquanto na zona urbana de Manaus há 1 médico para cada 574 habitantes, no interior do Estado há 1 médico para cada 8.944 habitantes.

A delegação brasileira responsável pelo vídeo foi composta por integrantes da Rural Seeds, formada por estudantes, jovens médicos e profissionais interessados em saúde rural que atuam no Brasil e no mundo: Ana Júlia Araújo de Carvalho (estudante de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia - MG), Andressa Cavalcante Paz e Silva (estudante de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - RS), Karine Kersting Puls  (residente em Medicina de Família e Comunidade  do Grupo Hospitalar Conceição - RS), Mayara Floss (médica da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde de Cunha Porã - SC), Paola Iana Fucks da Veiga (estudante de Medicina 3º ano da faculdade de medicina UNIVATES - RS), Thaís  Bandeira  (residente em  Medicina  de  Família e Comunidade da Prefeitura do Rio de Janeiro). "Essa conferência na Índia reafirma o protagonismo do Brasil em busca de um sistema de saúde mais equânime. Precisamos agora traçar estratégias para provocar mudanças dentro de nosso próprio País e da América Latina", comenta a Profª Magda Almeida.

Para mais informações, basta acessar a página da Rural Seeds no Facebook.

Fonte: Profª Magda Almeida, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC – fone: 85 3366 8044