Casa Amarela forma alunos da rede municipal para produzir filme sobre segurança

Imagem: Foto de aula do curso com professor de pé e estudantes sentados em carteiras em círculo, ao fundo, tela com projeçãoUma turma composta por 10 alunos de escolas públicas de Fortaleza está sendo formada para produzir um curta-metragem de animação que terá como tema a segurança pública.

Realizado pelo Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará, o curso ocorre ao longo deste mês de maio e levará a produção dos estudantes para ser exibida na abertura do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, no dia 4 de agosto.

A turma foi formada a partir de um grupo de 100 estudantes de cinco escolas públicas municipais que participaram, em abril, de oficinas sobre cinema de animação nas próprias unidades de ensino, através do projeto Enel Compartilha Animação. Após essa primeira etapa, o professor e cineasta Telmo Carvalho escolheu dois jovens de cada instituição para o curso da Casa Amarela.

"Esse é um projeto importante porque dá visibilidade a esses alunos durante o Cine Ceará. Outra questão significativa é o tema, segurança da população. A Enel sempre propõe temas de bastante relevância, o que ajuda na formação para a cidadania", afirma o professor.

O principal objetivo do curso é introduzir por meio de aulas teóricas e práticas a linguagem do audiovisual na rotina desses alunos. Telmo afirma que os participantes estão tendo acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios cinematográficos.

"Geralmente o roteiro é feito pelos estudantes. Eles é que dão as ideias e criam a história; nós interferimos só na parte técnica. A gente tem um dia para fechar o roteiro, então começamos a dividir a turma e trabalhamos como se fosse em um estúdio profissional. Tem os animadores, tem o pessoal que vai finalizar, o pessoal que vai fazer o cenário, entre outros", conclui o professor, que explica que o curta a ser produzido terá até cinco minutos.

PROJETO – O Enel Compartilha Animação integra, há 10 anos, a rede de ações de responsabilidade social desenvolvida pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará e pelo Instituto Aguaboa Cultural, em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC. O Enel Compartilha Animação é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (SECULT).

Fonte: Dégagé, assessoria de imprensa do projeto – fones: 85 3252 5401, 99989 5876 e 99989 3913 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.