Neurociência e afeto é tema da abertura do Pint of Science; veja a programação

Imagem: O Pint nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra (Imagem: divulgação)Com o tema "A neurociência e o afeto: a importância da formação de vínculos desde a primeira infância", a pesquisadora Márcia Machado, professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Ceará, abre nesta segunda-feira (14) o Pint of Science, evento que busca popularizar a ciência e tecnologia, levando importantes pesquisadores para conversar com a população, de forma descontraída, em bares e restaurantes.

O Pint é um evento mundial e estreia neste ano em Fortaleza. Além da Profª Márcia, que também é pró-reitora de Extensão da UFC, a instituição participa com dois outros palestrantes: os professores José Soares Andrade Júnior e Daniel Brito de Freitas, ambos do Departamento de Física.

Imagem: A palestra do Prof. José Soares será no dia 15, no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (Foto: Viktor Braga/UFC)O tema da palestra do Prof. Soares dá o tom da conversa: "A física simples de sistemas complexos: aplicações em ciências sociais, políticas, neurociência e (até mesmo!) em física". Nela, o pesquisador vai tratar de forma fácil os conceitos de sistemas complexos e como eles se associam com questões que aparentemente não têm relação com a física, como o processo eleitoral ou sistemas sociais.

Já na palestra "Em busca da Terra 2.0", o Prof. Daniel Brito de Freitas parte de uma pergunta inquietante: existe um planeta igual ao nosso? Das análogas solares às gêmeas frias, a astrofísica tenta desvendar a resposta à questão, bem como suas inúmeras consequências para a humanidade.

Imagem: A conversa da Profª Márcia será no próximo dia 14, no Cantinho do Frango (Foto: divulgação)PROGRAMAÇÃO – A conversa da Profª Márcia, no dia 14, será no Cantinho do Frango (Rua Torres Câmara, 71, Aldeota), a partir das 19h30min. No mesmo dia, também haverá a palestra "Saúde e violência nas cidades invisíveis de uma metrópole", do Prof. Antonio Silva Lima Neto, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

A palestra do Prof. José Soares será no dia 15, no Brava Boteco Carnes e Frutos do Mar (Rua Prof. Wilson Aguiar, 78, Edson Queiroz), a partir das 19h30min. No mesmo dia, o Prof. Guilherme Zocolo, da Embrapa Agroindústria Tropical, fala sobre "Valorizando a biodiversidade por meio da pesquisa em química de produtos naturais".

Já a palestra do Prof. Daniel Brito será no dia 16, a partir das 19h30min, no Boozers Pub (Rua Carlos Vasconcelos, 834, Meireles). Ele será seguido do Prof. Kaio César Simiano Carvalho, da UNIFOR, e Andreia Hansen Oster, da Embrapa Agroindústria Tropical.

O EVENTO – A entrada para o Pint of Science é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos. Não há emissão de certificado de participação. A programação completa, bem como os locais de realização, está disponível em pintofscience.com.br.

O Pint nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Pint of Science em Fortaleza – fone: 85 3085 3082