Mostra "Design por mulheres" é aberta hoje no MAUC, dando visibilidade à produção feminina

Imagem: A exposição mostra como o design brasileiro contou com mulheres em sua linha de frente e como suas práticas influenciam as produções contemporâneas (Foto: Divulgação)Será aberta, nesta terça-feira (15), a partir das 19h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), a exposição Design por mulheres, na qual é apresentado um panorama da trajetória de nove mulheres designers que expressivamente produziram repertórios singulares e contribuíram para a construção e transformação do cenário do design dentro e fora do Brasil.

Com curadoria de Luciana Eloy e Cláudia Marinho, a mostra trata de uma história ainda em construção do design e busca suprir a urgência da inclusão da trajetória de mulheres, compondo uma narrativa através de dois núcleos estruturais: um histórico, que apresenta Bea Feitler, Emilie Chamie, Lina Bo Bardi e Lygia Pape, pioneiras que semearam as primeiras concepções de um design feito por mulheres, e um contemporâneo, que apresenta Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib.

Design por mulheres demonstra que o design brasileiro contou com mulheres em sua linha de frente e mostra como suas práticas influenciam as produções contemporâneas. O público da exposição, que seguirá aberta até 17 de agosto, terá a oportunidade de conhecer a produção feminina de design tanto nas trajetórias contadas das artistas em exibição quanto na concepção da própria exposição.

A mostra é coordenada pela Profª Tania Vasconcelos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, e resulta de ação de extensão que almeja, essencialmente, dar visibilidade à mulher designer. Partiu, ainda, de pesquisa realizada por estudantes do Curso de Design da UFC e, agora, ganha forma em contexto expositivo, tendo nessa mostra sua primeira edição.

Por meio desse projeto extensionista, propõe-se o diálogo entre a Universidade, as práticas profissionais e a comunidade, trazendo-se à tona as multiplicidades de atuação, pensamentos e projetos que remetem à universalidade do design.

O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica. Seu horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

PALESTRA – A artista pernambucana Joana Lira, que estará na abertura da exposição no MAUC, ministrará palestra no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica) na quarta-feira (16), às 14h, sobre o design produzido por mulheres. O evento é gratuito e aberto ao público.

Fonte: Profª Mariana Xavier de Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo – fone: 85 3366 7759