EIDEIA oferece formação sobre aprendizagem cooperativa a escolas do maciço de Baturité

Imagem: Estudantes da EEEP Giselda Coelho Teixeira, de Palmácia, visitaram a sede do PRECE, em Pentecoste (Foto: divulgação)Para desenvolver escolas de aprendizagem cooperativa e solidária no maciço de Baturité, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Universidade Federal do Ceará, oferece, a 18 escolas estaduais da região, a Jornada Formativa sobre Aprendizagem Cooperativa.

Nesta segunda-feira (14), 132 gestores e professores participam do 1º encontro da Jornada, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Baturité. O curso será ofertado na modalidade a distância, com encontros presenciais no início de cada um dos dois módulos.

Com o Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária, o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), vinculado à EIDEIA, implementa ações de formação docente com a metodologia da aprendizagem cooperativa. A Jornada Formativa impulsiona o compartilhamento de experiências vivenciadas com a metodologia em escolas públicas do Ceará.

Imagem: Estudantes da EEEP Giselda Coelho Teixeira, de Palmácia, visitaram a sede do Prece, em Pentecoste (Foto: divulgação)Segundo Bruno Ribeiro, formador em aprendizagem cooperativa, a proposta é que os participantes conheçam novas estratégias pedagógicas para desenvolver práticas que proporcionem um ambiente escolar cooperativo e solidário. A ideia é que o exemplo de uma escola gere novas experiências de acordo com as necessidades dos estudantes.

Em 2017, mais de 50 escolas estaduais da Grande Fortaleza aderiram ao plano. No mesmo ano, em parceria com o PRECE, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 8), sediada em Baturité, promoveu espaços formativos sobre aprendizagem cooperativa para gestores de escolas estaduais da região. Uma dessas escolas, a EEEP Giselda Coelho Teixeira, recém-inaugurada em Palmácia, decidiu implementar a aprendizagem como metodologia de ensino e aprendizagem em sala de aula.

JORNADA FORMATIVA – Promovida com a colaboração do Instituto Coração de Estudante, a Jornada Formativa, na modalidade educação a distância (EAD), pretende expandir o número de professores da educação básica preparados para adotar a aprendizagem cooperativa em sala de aula.

Fonte: Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.