Coordenador de pesquisa sobre violência doméstica e familiar apresenta o estudo na Europa

Imagem: Foto do Prof. José Raimundo CarvalhoO Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará e coordenador da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), participa de missão científica na Europa de 18 a 31 de maio, quando apresentará resultados do estudo. O convite partiu da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, e da Università Cattolica del Sacro Cuore, de Roma, na Itália.

Na viagem, o pesquisador fará intercâmbio de conhecimentos e apresentará o seminário "The potential of PCSVDFMulher to support empirical interdisciplinary research in economics, sociology, criminology, gender issues and public health" (O potencial da PCSVDFMulher para apoiar a pesquisa interdisciplinar empírica em economia, sociologia, criminologia, questões de gênero e saúde pública).

A PCSVDFMulher é resultado de parceria interinstitucional entre a UFC e o Instituto Maria da Penha para construir um conjunto de dados único que permita o estudo da violência doméstica, da alocação de recursos no domicílio das famílias atingidas pelo problema, da saúde das mulheres e crianças e do desenvolvimento infantil, além das inter-relações entre esses aspectos através de uma abordagem interdisciplinar.

O projeto foi iniciado em junho de 2015 com orçamento da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, do Ministério da Justiça, e apoio do Instituto de Altos Estudos da Universidade de Toulouse, na França, e do Banco Mundial, sediado em Washington (EUA).

De acordo com o Prof. José Raimundo, após a construção de uma base de dados longitudinais com mais de 10.000 mulheres das nove capitais nordestinas, a pesquisa alcança uma nova etapa. Nessa fase, será ampliado o escopo geográfico de regional para nacional; avaliada a seletividade do atrito da amostra; modelado o comportamento socioeconômico com maior precisão; e avaliado o impacto da violência de gênero no desenvolvimento físico e cognitivo da criança.

Para ele, o fato de duas universidades europeias de reputação científica consolidada terem convidado um projeto da UFC para um seminário científico mostra o interesse na iniciativa e, principalmente, a evolução da qualidade da pesquisa realizada na Instituição. Além disso, corrobora os esforços locais e nacionais de apoio à inserção internacional da ciência brasileira, principalmente com temas de alto impacto social e econômico.

Fonte: Prof. José Raimundo Carvalho, do CAEN da UFC – fone: 85 3366 7751