Exposição no MAUC destaca o design sob viés feminino; assista à reportagem sobre a mostra

Imagem: Mostra apresenta a trajetória e o repertório de nove designers mulheres de impacto nacional e internacional (Foto: Viktor Braga/UFC)O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) inaugurou na noite dessa terça-feira (15) a exposição Design por mulheres, com a trajetória e o repertório de nove designers de impacto nacional e internacional.

A primeira parte da exposição apresenta obras de designers pioneiras, como Bea Feitler (1938-1982), Emilie Chamie (1927-2000), Lina Bo Bardi (1914-1992) e Lygia Pape (1927-2004). A segunda, destinada à cena contemporânea, expõe trabalhos de Bebel Abreu, Cyla Costa, Fátima Finizola, Joana Lira e Paula Dib. Uma das curadoras da exposição, a Profª Cláudia Marinho, destaca o protagonismo feminino em momentos históricos do design no País.

Veja outras imagens da exposição no Flickr da UFC

"O design chega ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial como uma política de desenvolvimento e vem para formar os trabalhadores que iriam para as multinacionais. As mulheres têm um papel muito importante no design feito no Brasil, porque elas chamam a atenção para o desvio dessa tendência do design de servir somente à indústria para um design que serve também à cultura", explica a Profª Cláudia. Ela assina a curadoria de Design por mulheres com a Profª Luciana Eloy.

Mostra chama a atenção para um design que serve não apenas à indústria, mas também à Cultura (Foto: Viktor Braga/UFC)Segundo a coordenadora da mostra, Tânia Vasconcelos, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, o objetivo da exposição é dar visibilidade às contribuições de mulheres ao design. "A melhor forma de levar a trajetória dessas nove mulheres era através de uma exposição. Espero que essa aula do design brasileiro seja valiosa para muitos de vocês que têm interesse pelo assunto e atraia cada vez mais admiradores desse universo", compartilha.

Em nome da equipe de dez estudantes do projeto, a aluna Catarina Alencar, do Curso de Design, falou sobre a influência do feminismo e de questões de gênero que orientaram a pesquisa prévia à montagem da exposição.

"O projeto começou com a pergunta sobre designers favoritas a colegas e professores, e eu sentia muita falta da representatividade de mulheres no design. Essa exposição pode mostrar esse trabalho, que muitas vezes não é divulgado e na verdade sempre esteve ali; só a gente que não via", afirma.

Assista à reportagem da UFC TV sobre o evento:

RECONHECIMENTO – A designer pernambucana Joana Lira, uma das homenageadas da exposição, prestigiou a noite no MAUC. "É uma honra enorme estar aqui. Para mim, o trabalho só faz sentido se ele transforma o outro, se ele possibilita troca com o outro", ressalta. Ela convidou ainda os presentes para uma palestra, a ocorrer nesta quarta-feira (16), às 14h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), em que falará sobre os desafios profissionais e a produção feminina no design.

Imagem: Equipe que participou da organização do evento, com o reitor Henry Campos (de blazer); o ex-reitor Jesualdo Farias (camisa azul), a pró-reitora de Extensão, Márcia Machado (camisa branca), e o diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Carlos Almir (de camisa branca) (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da UFC, Prof. Henry de Holanda Campos, parabenizou a equipe do projeto da exposição e demonstrou carinho pelo Curso de Design, que, para ele, "é um dos cursos mais vibrantes da UFC". O reitor enfatizou o resultado positivo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) de 2017, no qual o curso foi avaliado como o melhor do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Também estiveram presentes à abertura da exposição o ex-reitor da UFC Jesualdo Farias; a pró-reitora de Extensão, Márcia Machado; o diretor do Centro de Tecnologia, Carlos Almir de Holanda; e a coordenadora do Curso de Design, Mariana Xavier de Lima.

SERVIÇO – A exposição Design por mulheres ficará em cartaz até 17 de agosto. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica. A visitação pública ao museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone 85 3366 7331