Lira Neto, Ladislau Dowbor, Juca Ferreira e outros nomes na Semana Universitária

Imagem: Lira Neto receberá Medalha do Mérito Cultural De política à tecnologia, de segurança pública a desigualdade social. Um novo projeto de Brasil, em diversos aspectos, será debatido na Semana Nacional Universitária, de 22 a 25 de maio. Nomes como o do escritor e jornalista Lira Neto; do consultor da ONU e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ladislau Dowbor; e do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira estarão presentes.

A programação é gratuita, aberta ao público, e constará de nove painéis temáticos, a serem realizados no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Benfica). Para os estudantes da UFC, haverá emissão de certificado de participação válido como comprovante de atividade complementar.

Vários professores da UFC, como os economistas Jair do Amaral Filho (docente do Departamento de Teoria Econômica) e Roberto Smith (ex-presidente do Banco do Nordeste), o cientista político Jawdat Abu-El-Haj (docente do Departamento de Ciências Sociais) e o geógrafo José Bozarchielo (docente do Departamento de Geografia), também participarão dos debates, ao lado de cientistas de outras instituições.

Imagem: Ladislau Dowbor falará sobre conjuntura econômica (Foto: divulgação)TEMAS – A proposta da semana é lançar foco sobre temas prioritários para o País na atual conjuntura. Entre os painéis, destacam-se "Estado brasileiro, regime político e reconquista da democracia", "Garantia dos direitos sociais e redução das desigualdades sociais", "Conjuntura econômica e mudanças necessárias na economia brasileira".

A programação completa pode ser vista on-line. As inscrições também devem ser feitas pela Internet.

A Semana Nacional Universitária é uma realização da UFC e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES), com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e do Instituto Dragão do Mar. O evento conta com parceria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

SERVIÇO: Semana Nacional Universitária
Local: auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Data: 22 a 25 de maio
Inscrições: https://bit.ly/semananacional