Políticas de juventude e cultura são tema do quinto painel da Semana Nacional Universitária

Imagem: foto da mesa com integrantes do painel sobre juventude cultura na Semana UniversitáriaDebates sobre juventude e cultura deram início à programação da tarde dessa quinta-feira (24) da Semana Nacional Universitária no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. O áudio do painel está disponível on-line.

Na abordagem do desenvolvimento de políticas públicas em âmbito nacional e local voltadas à promoção de cidadania aos jovens do País, a mesa contou com a presença do vice-reitor da UFC, Custódio Almeida; do coordenador de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza; Júlio Brizzi Neto, e do secretário de Cultura da prefeitura de Belo Horizonte (MG) e ex-ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira. A mesa foi mediada pelo Prof. Eduardo Girão Santiago, da UFC.

O representante da prefeitura de Fortaleza, Júlio Brizzi, deu início às falas com uma apresentação sobre as atuais iniciativas da gestão municipal voltadas aos jovens – que hoje atendem cerca de 100 mil jovens por ano.

Brizzi chamou a atenção para o fato de a juventude, há bem pouco tempo, ter passado a ser alvo de políticas públicas nacionais. Marcos legais relevantes, como a Política Nacional de Juventude e o  Estatuto da Juventude só foram criados em 2005 e 2013, respectivamente. "Antes não existia nem a palavra juventude na Constituição", comentou.

Veja outras imagens do painel no Flickr da UFC

Lamentando a falta de planejamento histórico do País na promoção e efetivação de direitos de pessoas na faixa etária de 15 a 29 anos, Brizzi associou esse fato ao atual agravamento da desigualdade e violência nas grandes cidades. Afirmou ainda que, hoje em dia, 25% da população do Brasil é composta por jovens, grande parte desse percentual residente em áreas periféricas. "Muitas vezes esse jovem está fora da escola, tem uma situação familiar difícil, e o primeiro contato que ele tem com o Estado é através de uma intervenção policial", revelou.

Imagem: foto do vice-reitor da UFC, Custódio AlmeidaO vice-reitor da UFC, Custódio Almeida, em sua fala questionou os ideários em torno da juventude. De acordo com Custódio, é um erro associar os jovens ao conceito de futuro. "Essa falácia esconde muito o compromisso público e social em relação à juventude, que é o presente mais contundente da própria sociedade. É um cliché danoso, pois significa que a gente deixa para depois aquilo que não é tão urgente", avaliou.

Custódio Almeida fez também uma análise das políticas educacionais voltadas à juventude e salientou a meta do recém-aprovado Plano Nacional de Educação, que estipula que um terço da população jovem do Brasil esteja no Ensino Superior em 2024. "A gente não vai conseguir isso, hoje estamos em 18%", frisou. Para o docente, as políticas públicas para essa faixa etária ainda têm caráter emergencial.

"Se continuarmos pensando a juventude como futuro, estaremos sempre criando programas emergenciais. A juventude do Brasil é pensada para um futuro que não existe", disse.

O atual secretário de Cultura de Belo Horizonte, Juca Ferreira, preencheu sua fala com experiências vividas na época de sua atuação como ministro da cultura nos governos Lula e Dilma. O sociólogo emocionou-se ao relembrar o momento de sua visita a uma biblioteca popular na cidade de Recife e afirmou que o Brasil tem "um protagonismo popular importante na cultura".

Imagem: foto do Secretário de Cultura de Belo Horinzonte, Juca FerreiraEvidenciando a disparidade socioeconômica entre os jovens de periferia e de classe média, Ferreira classificou as políticas culturais como essenciais na efetivação de perspectivas para essa faixa de população.

"A cada 12 minutos um jovem negro é morto pela polícia. Quando falamos de jovem estamos falando deste e também daquele de classe média, prisioneiro de uma ordem social que vive com medo daqueles que pensam ser seus algozes, mas são as verdadeiras vítimas. Porém, com a cultura, abrimos um leque fantástico de fomento à cidadania para todos", avaliou.

A Semana Nacional Universitária é uma realização da UFC e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES), com apoio do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-SINDICATO), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e do Instituto Dragão do Mar. O evento conta com parceria do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

SERVIÇO: Semana Nacional Universitária
Local: auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Data: 22 a 25 de maio
Inscrições: https://bit.ly/semananacional