Encontros Literários Moreira Campos aborda Maio de 1968; evento ocorre nesta quarta-feira (30)

Imagem: Logomarca do evento, no qual aparece o desenho de uma jovem durante protesto (Imagem: Divulgação) Os Encontros Literários Moreira Campos (ELMC), projeto de extensão do Departamento de Literatura (DL) da Universidade Federal do Ceará, realiza nesta quarta-feira (30) intervenções com temática referente a Maio de 1968. O evento tem início às 18h, na sala de defesas do DL, na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica).

O mês de maio de 1968 ficou marcado pelo ocorrência de diversos protestos de estudantes e trabalhadores na França, com desdobramentos em outros países. Essa edição dos encontros tem como tema "Agitprop: por que vocês não fazem como os loucos de maio?". O termo "agitprop" é uma aglutinação das palavras agitação e propaganda e designa a forma de convencimento usada pelos manifestantes daquele período.

As intervenções serão conduzidas pelos professores José Carlos Siqueira, Atílio Bergamini Júnior e Leite Júnior, todos do Departamento de Literatura. Suas palestras terão, respectivamente, os seguintes títulos: "Maio de 68 e junho de 2013, semelhanças e muitas diferenças!"; "Nada funciona e tudo está na mais perfeita ordem: as aulas de Adorno em Maio de 68 e nossa reforma curricular de 2018"; "Maio de 68 com sotaque cearense".

A atividade é aberta ao público em geral, com 40 vagas disponíveis. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Serão entregues certificados no fim do evento.