I Simpósio da Região Nordeste em Microbiologia Médica é sediado na UFC

Imagem: Na abertura do evento, a Profª Danielle Macedo destacou a importância da pesquisa em microbiologia médica (Foto: Viktor Braga/UFC)Com o objetivo de integrar estudantes e pesquisadores em microbiologia médica do Ceará com pesquisadores de referência da área, teve início, nesta segunda-feira (28), o I Simpósio da Região Nordeste em Microbiologia Médica. O evento, que tem como tema "Em busca de novas abordagens e inovações", segue até quarta-feira (30) no Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (Rua Coronel Nunes de Melo, 1.000, Rodolfo Teófilo).

Na cerimônia de abertura do Simpósio, a Profª Danielle Macedo, presidente do evento, destacou a importância da pesquisa em microbiologia médica. "A microbiologia é realmente uma área prioritária. Não vai adiantar tanto desenvolvimento no mundo se a resistência bacteriana continuar do jeito que está", comentou, lembrando que a temática já foi inclusive tratada como questão de segurança nacional pelo governo dos Estados Unidos: "A resistência bacteriana leva a 2 milhões de doenças e 23 mil mortes de americanos por ano".

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Nos debates e nas exposições de trabalhos, estão em pauta não apenas os problemas ocasionados pelos micro-organismos, mas também os benefícios e as técnicas atuais para identificação das bactérias. "Apesar de tanta gente estar morrendo por causa de bactéria, muita gente está vivendo por conta delas. E aí a gente traz as bactérias sendo usadas para tratamento de doenças e doenças graves", destacou.

Imagem: Professores Tor Savidge e Ted Dinan, do APC Microbiome Institute (University College Cork), na Irlanda, também participam da programação (Foto: Viktor Braga/UFC)Além da Profª Danielle, participaram da mesa de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antônio Gomes; a diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; o diretor do NPDM, Prof. Odorico de Moraes; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica, Profª Rossana Aguiar, e o representante da Fiocruz, Prof. Fábio Miyajima.

PROGRAMAÇÃO – A programação do I Simpósio da Região Nordeste em Microbiologia Médica segue até quarta-feira (30) com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos. Além de pesquisadores nacionais, o evento traz nomes internacionais, como os professores Tor Savidge e Ted Dinan, ambos do APC Microbiome Institute (University College Cork), na Irlanda. A programação completa está disponível no site do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331