Congresso Natureza e Sociedade traz a Fortaleza convidados nacionais e internacionais

Imagem: Cartaz do congressoTem início nesta terça-feira (12) o Congresso Natureza e Sociedade, com o tema "Somos todos responsáveis pela vida". O evento será realizado até 14 de junho, no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará, através da Vice-Reitoria e das coordenações dos cursos de pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais, Ciências Marinhas Tropicais, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Direito, Engenharia Agrícola, bem como do curso de graduação em Economia Ecológica.

As inscrições, gratuitas e abertas à sociedade, foram encerradas no dia 7 de junho. Mais informações no site do congresso.

O encontro colocará em discussão questões ligadas a ecologia, recursos naturais terrestres e marinhos, economia ecológica, educação ambiental, direito da natureza, gestão ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento.

Entre os palestrantes estarão professores e pesquisadores brasileiros de renome e convidados internacionais, como o Prof. Julien Burte (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento – CIRAD), a Profª Mirella Di Lorenzo (University of Bath, na Inglaterra), a Profª Andréa Magnano (Instituto Argentino de Investigadores de las Zonas Áridas, na Argentina) e a ativista equatoriana Verônica Sacta, articuladora na América Latina pela afirmação dos direitos da Pachamama (natureza).

De acordo com os organizadores, o congresso se justifica diante do avanço dos impactos da ação da sociedade sobre a natureza, que tem levado a uma crise social, econômica e ecológica sem precedentes na história da humanidade, fazendo-se necessário um espaço de discussão para entender essas mudanças e as medidas necessárias para melhorar a relação sociedade-natureza.

"Será um importante encontro entre professores, estudantes, pesquisadores e demais participantes que, de diferentes modos, trabalham para que a natureza e a sociedade permaneçam imbricadas na teia da vida, gerando saúde, beleza e paz para todos, pois somos todos responsáveis pela vida", explica a organização.

REFERÊNCIA – Organizado pelos mencionados cursos de graduação e pós-graduação, bem como por grupos de pesquisa da UFC, o evento ocorre pela primeira vez e pretende se tornar referência na troca de experiências na área de desenvolvimento sustentável, com repercussão nacional e internacional. Outras informações podem ser obtidas no site do congresso.

Fonte: Vice-Reitoria da UFC fones: 85 3366 7317 e 3366 7318