Procurar no portal

UFC e UFCA promovem o I Encontro de Gestores de Cultura das IES do Ceará

Imagem dos Gestores das Instituições de Ensino Superior do CearáDiscutir o lugar e o papel da cultura e das artes nos processos de formação e de gestão cultural que são empreendidos nas instituições de ensino superior (IES) do Ceará. Com esse objetivo, foi realizado nesta quarta-feira (30) o I Encontro de Gestores de Cultura das IES do Ceará, na Casa de José de Alencar (CJA), em Messejana.

A organização do evento é da Universidade Federal do Ceará, através da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da sua Pró-Reitoria de Cultura (Procult). As duas instituições articularam contatos com os setores de arte e cultura de IES da Capital e do Interior. Na parte da manhã, as IES fizeram relatos de como se dá a gestão cultural em suas instituições e, à tarde, participaram de grupos de trabalho para trocar experiências e discutir questões em comuns.

Além da UFC e da UFCA, participam do encontro representantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFC

ARTE COMO DIREITO – O diretor da Secult-Arte da UFC, Prof. Elvis Matos, optou por falar da experiência na unidade em que dirige a partir de duas premissas: "a arte é um direito de todos" e "a arte como dimensão de formação humana no âmbito universitário", destacando que, se a universidade forma pessoas, a arte deve permear a formação dos alunos como um todo e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades à comunidade de acesso à arte.

Ele fez um histórico sobre a Secult-Arte, citou os equipamentos culturais a ela vinculados, como a CJA, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e as novidades em estruturação: a Casa da Voz Leilah Carvalho Costa e o Núcleo de Estudos da Voz, para abrigar as atividades do Coral da UFC.

Falou ainda do desafio da política de bolsas na área que ainda precisa beneficiar locais na UFC, como os campi de Quixadá, Russas e Crateús. E ressaltou a importância de demonstrar o uso de recursos públicos investidos em cultura. Uma estratégia da Secult-Arte é a realização do Circuito UFC-Arte que, ao mesmo tempo em que apresenta o resultado das atividades de alunos bolsistas, leva arte e cultura à comunidade.

ESPECIALIZAÇÃO – O Prof. Luiz Araújo, pró-reitor de Extensão e Cultura da UVA, comentou sobre o desafio de se pautar a cultura e destacou ações desenvolvidas por sua unidade. Ele  anunciou a abertura do Curso de Especialização em Gestão Cultural, este ano. "A capacitação será muito importante para a gente multiplicar pessoas que pensem a cultura não só em Sobral como na região", disse.

Pedro Carvalho, que atua com o pró-reitor, lembrou que apesar de ser uma instituição com 50 anos, a gestão cultural na UVA é recente. Mesmo assim, apresenta avanços ao abrir espaços para diversas linguagens artísticas, articulações com movimentos nas áreas de música, dança, literatura, artes visuais e patrimônio. E, na oportunidade, convidou os gestores e demais presentes para a Mostra UVA de Arte e Cultura, a ocorrer em outubro próximo.
Imagem do Prof. Elvis Matos, diretor da Secult-arte UFC
DIVERSIDADE – O coordenador de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNILAB, Prof. Marcos Dias, disse que a instituição, sediada em Redenção, mesmo nova, vem se destacando por sua ação cultural na área do Maciço de Baturité por promover as diferentes culturas presentes na UNILAB, que recebe alunos de países africanos. O Festival de Culturas, evento multicultural e de multilinguagens, foi citado como uma ação bem-sucedida. Para ele, o desafio é congregar recursos para arte e cultura. Sugeriu aos participantes do encontro uma articulação para obterem êxito na concorrência de editais para a área.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Prof. Fernando Roberto Ferreira Silva, explicou que a gestão cultural em sua instituição é compartilhada entre PROEX, Pró-Reitoria de Políticas Estudantis e Câmara de Cultura. Traçou um panorama da grandiosidade daquela instituição, presente, fisicamente, em sete municípios, e virtualmente, através da parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Citou entre as ações os programas de arte, como os de Iniciação Artística, Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica, e a criação, este ano, do Curso de Licenciatura em Música, no município de Mombaça, além da concessão de bolsas.

Simone Castro e Daniel Castro, da Pró-Reitoria de Extensão do IFCE, informaram que implementar gestão de cultura e arte na grande estrutura do Instituto, com 32 unidades no Ceará e com um perfil fortemente tecnológico, é um desafio. Embora existam ações de arte e cultura na Instituição, não ocorrem de forma sistemática, segundo eles. Por isso, os dois, com suas equipes, estão realizando um mapeamento a fim de saber sobre as ações efetivas e as pessoas capacitadas e interessadas na área cultural para estimular que em cada unidade do IFCE no Estado haja um núcleo de arte e cultura.

PRÓ-REITORIA – A UFCA demonstrou a importância dada à arte e à cultura ao criar a Pró-Reitoria de Cultura, a terceira existente no País. O pró-reitor Robson Almeida afirmou que na instituição, ao contrário dos três pilares tradicionais do universo acadêmico – ensino, pesquisa e extensão – a cultura é considerada o quarto pilar. Ele foi ao encontro acompanhado do pró-reitor-adjunto Gustavo Ramos, e da chefe da Divisão de Esportes da Procult, Lívia Silveira.

Gustavo fez detalhada apresentação sobre a filosofia de trabalho da Procult e comentou que a ainda deficiência de equipamentos culturais na jovem universidade é superada pelas parcerias feitas com entidades na região do Cariri, como o Centro Cultural do Banco do Nordeste e o Serviço Social do Comércio (SESC). Lívia explicou que a inclusão do esporte na estrutura da Pró-Reitoria deve-se à compreensão deles de "esporte como manifestação cultural".

Alexandre Lucas, à frente das ações culturais da Pró-Reitoria de Extensão da URCA, explicou que não há uma estrutura específica de arte e cultura na pró-reitoria. O que existe são ações pontuais, mas que movimentam a região. Citou como exemplos a Feira do Livro e da Gravura, o Festival de Música de Missão Velha, o Prêmio URCA de Literatura de Cordel, o projeto Palco Sonoro, além da manutenção da Lira Nordestina, equipamento referência em cordel e xilogravura.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300