Procurar no portal

UFC é destaque em publicação do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação

Imagem:   Os artigos selecionados são de pesquisadores do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais da UFCDois artigos de pesquisadores do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais, vinculados ao Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, foram selecionados para integrar uma publicação especial da Sociedade Brasileira de Química, dentro das iniciativas do Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação 2018-2019 (UK-BR Year).

São eles: "Soluções binárias micelar de copolímeros de poli(óxido de etileno)-poli(óxido de estireno) com o Pluronic® P123: solubilização de fármaco e estudos de citotoxicidade" e "Efeito sinergístico na solubilização de fármaco por novas micelas binárias de poli(ε-caprolactona)-poli(óxido de etileno) e F127".

As pesquisas abordam o uso dos copolímeros (espécie de surfactante, ou seja, substância que altera a tensão superficial do líquido em que está dissolvido) em estratégias para uma melhor solubilidade de compostos que são utilizados em fármacos e cosméticos. Hoje, um dos grandes desafios da indústria farmacêutica é encontrar formas de tornar mais solúveis em água as moléculas que compõem os fármacos, aumentando assim seu potencial de absorção pelo organismo.

"A importância da pesquisa refere-se às dificuldades que as indústrias farmacêuticas vivenciam devido à baixa solubilidade dos fármacos, quando 40% dos candidatos pesquisados falham na etapa de formulação. A baixa solubilidade em água limita o uso de muitos fármacos devido à inabilidade em produzir soluções estáveis de concentração ideal para obter o efeito terapêutico. Portanto, é sempre uma estratégia valiosa sintetizar novos copolímeros como solubilizadores", explica a Profª Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais.

Os artigos, que podem ser conferidos no periódico científico Journal of the Brazilian Chemical Society, resultam da colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos na pesquisa em Química. No total, 30 pesquisas integram a publicação. No Reino Unido, uma publicação semelhante, organizada pela Royal Society of Chemistry (Real Sociedade de Química), contemplará a parceria acadêmica entre Brasil e Reino Unido.

O estudo da equipe do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais com os copolímeros teve início em 2001, por ocasião do pós-doutorado da Profª Nágila Ricardo na Universidade de Manchester.

Em 2007, a UFC e a instituição inglesa firmaram convênio e, desde então, as pesquisas conjuntas renderam 30 artigos, sendo dois desses selecionados ao UK-BR Year, além de nove dissertações e sete teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Química da UFC.

Atualmente, estão também sendo realizados estudos sobre o tema em parceria com pesquisadores de outros departamentos da UFC, em destaque, com a Profª Tamara Gonçalves, do Laboratório de Cosmetologia do Departamento de Farmácia, utilizando os copolímeros em formulações cosméticas de uso capilar. Nesse laboratório, ainda estão sendo desenvolvidas nanopartículas de copolímeros para filtros solares com o objetivo de aumentar a estabilidade e a eficácia desse cosmético.

UK-BR YEAR – O Ano Brasil-Reino Unido de Ciência e Inovação é uma iniciativa liderada pelos governos do Brasil e do Reino Unido que teve início em abril de 2018 e segue até março de 2019. Promove uma série de eventos e atividades para celebrar a colaboração entre os dois países em ciência e tecnologia. Os temas de destaque são agricultura, saúde, clima, biodiversidade e energia.

Fonte: Profª Nágila Ricardo, do Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – fone: 85 3366 9142

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300