I Semana do LABOMAR traz a Fortaleza o navegador e escritor Amyr Klink

Imagem: Logo da I Semana do LABOMARPalestra do navegador e escritor Amyr Klink será realizada neste sábado (9), a partir das 17h30min, no Iate Clube de Fortaleza. A atividade integra a programação da I Semana do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, evento que ocorre de 7 a 12 de junho e agrega outras iniciativas: a V Semana do Curso de Ciências Ambientais (V SECAMB), a IX Semana de Ciências do Mar (IX SCM) e o II Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (II SCMT).

A I Semana do LABOMAR também se junta à II Semana do Mar, no Iate Clube de Fortaleza. Por isso, a programação, gratuita e aberta ao público, acontecerá nos dois espaços.

Além da fala de Amyr Klink, o Iate Clube (Av. Vicente de Castro, 4813, Cais do Porto) receberá palestras sobre a campanha Mares Limpos, da Organização das Nações Unidas (ONU); gestão de resíduos sólidos e o problema do lixo marinho; gestão de recursos hídricos; design thinking e pensamento criativo, entre outras. (Clique na imagem para ver dias e horários das palestras).

Imagem: Cartaz do eventoTRABALHOS ACADÊMICOS – A apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão é restrita aos alunos do LABOMAR, mas qualquer pessoa interessada poderá participar como ouvinte.

O evento também contará com a apresentação dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, que divulgarão os resultados de suas pesquisas com foco na utilização e manejo de ecossistemas marinhos e estuarinos.

Confira a relação dos trabalhos selecionados.

Outros detalhes são encontrados nos perfis do LABOMAR no Facebook e no Instagram (@labomarufc).

CIRCUITO UFC-ARTE – De 11 a 13 de junho, a Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da UFC promoverá o 2º Circuito UFC-Arte de 2018, edição Águas Vivas. Com atividades relacionadas a moda, música e fotografia, o intuito é difundir e estimular as diferentes artes dentro da comunidade. A programação também é aberta ao público, gratuita e acontece no Iate Clube, com exceção da oficina de Fotografia de Vida Silvestre, ministrada pelo Prof. Hugo Fernandes-Ferreira, no dia 13, cujas inscrições já foram encerradas e ocorrerá no LABOMAR.

Imagem: 2º Circuito UFC-Arte, edição Águas Vivas, tem programação aberta ao público nos dias 11 e 12 (Imagem: Divulgação)No dia 11, das 9h às 12h, o Projeto Bolsa Arte Moda fará uma atividade de confecção de estampas feitas com giz de cera em camisas. Cada pessoa será convidada a criar sua própria estampa, com frases ou desenhos, tendo como resultado uma blusa com estampa exclusiva.

No dia 12, às 17h, o Projeto Rádio Utrópico apresenta seu trabalho de curadoria e compartilhamento de músicas folclóricas e culturais de diferentes partes do globo, misturadas à cultura da música eletrônica, por meio das artes da mixagem, da discotecagem, do design, da performance e do audiovisual.

Às 20h, o Coral da UFC, a Orquestra Sonial da UFC e o Grupo Percussivo da UFC, atividades de extensão do Curso de Licenciatura em Música que integram o Programa de Promoção da Cultura Artística da SECULT-ARTE, apresentam o Recital das águas, evento preparatório para o espetáculo D'água, que exibirão conjuntamente nos meses de novembro e dezembro, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Mais informações estão na página do evento no Facebook.

Fonte: Coordenação de Programas Acadêmicos do LABOMAR – fone: 85 3366 7054