Plantio de mudas no IEFES encerra Semana do Meio Ambiente da UFC

Imagem: Crianças do projeto de extensão Novos Atletas do Triathlon, do IEFES, também participaram da ação (Foto: Viktor Braga/UFC)A área em frente ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, ganhou na manhã desta sexta-feira (8) 125 mudas de 23 espécies arbóreas e palmeiras. A atividade integrou a programação de encerramento da XVI Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará.

Pau-branco, cumaru, mororó, angico e oiticica foram algumas das mudas das árvores plantadas. Entre os tipos de palmeiras, destaque para os pés de macaúba, buriti, tâmara e carandá. As mudas foram plantadas por alunos, servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados do IEFES, além de crianças do projeto de extensão Novos Atletas do Triathlon, também do Instituto.

O plantio ocorreu numa parceria entre a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, através da Prefeitura do Campus do Pici e da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, Núcleo de Ensino e Pesquisa de Agricultura Urbana (NEPAU), do Centro de Ciências Agrárias, e IEFES.

Veja outras imagens do plantio no IEFES no Flickr da UFC

Imagem: Placas identificando cada espécie plantada serão colocadas posteriormente (Foto: Viktor Braga/UFC)A ação integra o projeto Arborização do Campus do Pici com Espécies Nativas Para Melhoria do Conforto Térmico, coordenado pelo Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra, que também coordena o NEPAU. Segundo ele, foi verificado que o entorno do IEFES é uma das áreas mais carentes de arborização e que o plantio feito hoje vai levar mais verde, sombra e espaço agradável para convivência.

O diretor do IEFES, Prof. Antonio Barroso Lima, plantou uma tamareira e em sua fala agradeceu o "presente dado ao Instituto nesta Semana do Meio Ambiente". Informou que depois serão colocadas placas identificando cada espécie plantada, bem como o nome da pessoa que fez o plantio da muda e se comprometeu a acompanhar o seu desenvolvimento.

Já a vice-diretora do IEFES, Profª Maria Elenir Henrique, ao plantar uma palmeira de buriti, destacou que as mudas, ao crescerem, darão mais que sombra e conforto térmico. "Vão melhorar a estética deste local e quando mais bonito o espaço mais bem-estar para as pessoas", afirmou.

O prefeito do Campus do Pici, Prof. Antônio Moarcyr Ribeiro Tupinambá, reafirmou o apoio dado ao projeto de arborização do campus. Para ele, a Semana do Meio Ambiente é muito importante pela mobilização e conscientização feita. "Vamos manter a chama acesa", disse.

Imagem: O plantio ocorreu numa parceria entre UFC Infra, NEPAU e IEFES (Foto: Viktor Braga/UFC)CONCURSOS – O titular da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC, Carlos Henrique Martins Ximenes, fez uma avaliação bastante positiva da Semana do Meio Ambiente da UFC. A edição 2018 foi aberta no último dia 4 com plantio de palmeiras nativas na Reitoria e inauguração de um espaço de convivência nos anexos da Reitoria. Na programação também constaram exposição de trabalhos, palestras sobre produção de mudas, compostagem, cultivo em pequenos espaços, entre outras atividades.

Segundo ele, a Semana serve para mobilizar a comunidade universitária e seu propósito é incorporar ao cotidiano as práticas que levam à sustentabilidade na UFC. Para além das ações desta semana, ele lembra o lançamento de três concursos que representam o desdobramento de atividades até o final do ano: o Concurso Land Art UFC; o Concurso Fotografe a UFC, e o de ideias de sustentabilidade para a UFC. Saiba mais no site da Semana.

Fonte: Prefeitura Especial de Gestão Ambiental da UFC – fone: 85 3366 7896