Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Sistema de Bibliotecas da UFC lança enquete sobre Projeto Livros Livres

Imagem: Foto de uma moça com livro na mão em frente à logomarca do projetoO Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará realiza enquete, via formulário eletrônico, para avaliar a opinião da comunidade sobre o Projeto Livros Livres, de compartilhamento de livros. A pesquisa marca o aniversário de dois anos do projeto. Para participar, basta responder ao formulário, que ficará disponível para preenchimento até 30 de junho.

O Projeto Livros Livres teve início na Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos (BCCP) em maio de 2016. A proposta é disponibilizar locais para o compartilhamento de livros, sem necessidade de cadastro e sem prazos para devolução. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura, proporcionando mais espaços de cultura e lazer na Universidade.

O projeto visa também possibilitar que aqueles livros que a pessoa tenha em casa e já tenha lido uma ou mais vezes circulem, possibilitando o prazer da leitura a outras pessoas. O leitor pode doar e tomar emprestados livros na estante do projeto. Após a leitura, é possível devolver o livro ao projeto ou emprestá-lo a um amigo, que será convidado a fazer parte desse círculo de compartilhamento.

De acordo com a direção da biblioteca, ao longo desses dois anos foram compartilhados mais de 4.600 livros. E o projeto expandiu-se, contando atualmente com mais seis espaços na UFC que abraçaram a proposta: Biblioteca do Campus de Russas, Biblioteca de Ciências Humanas, Biblioteca do Campus de Quixadá, Biblioteca de Ciências da Saúde, Central de Atendimento ao Servidor e Observatório de Políticas Públicas. Externamente à UFC, o projeto foi implantado na Academia Cearense de Segurança Pública.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 85 3366 9507

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo