Pesquisadora da Universidade de Bath realiza, na terça (19), palestra sobre monitoramento de água

Imagem: A palestrante será a Profª Mirella Di Lorenzo, do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Bath, no Reino UnidoSerá realizada na terça-feira (19), às 8h30min, no auditório do Departamento de Geografia (bloco 911), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a palestra "Monitoramento da água e níveis de acesso à água potável em comunidades de países em desenvolvimento". A palestrante será a Profª Mirella Di Lorenzo, do Departamento de Engenharia Química da Universidade de Bath, no Reino Unido.

Até 26 de junho, ela estará na UFC como colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, atuando especificamente em atividades do Projeto Nexus, sobre segurança hídrica, energética e alimentar.

Integrante do Centro de Pesquisa e Inovação em Água e do Centro de Tecnologias Químicas Sustentáveis da Universidade de Bath, a professora atua na pesquisa de biossensores. Um de seus mais recentes trabalhos é um sensor com a capacidade de analisar poluentes em águas contaminadas.

Chamado papel de teste, por pesar menos de 1 grama, o dispositivo contém eletrodos de carbono ultrafinos e uma camada de bactérias "elétricas", que juntas produzem um sinal de alerta quando expostas a substâncias químicas tóxicas, como formaldeído, herbicidas e metais pesados. O próximo passo da equipe da Profª Di Lorenzo é investigar como conectar o sensor a dispositivos eletrônicos, como telefones celulares.

A atividade, que integra o Ciclo de Palestras do Programa de Educação Tutorial de Geografia, é aberta ao público e não necessita de inscrição.

Mais informações na página do PET de Geografia no Facebook.

Fonte: Departamento de Geografia – fone: 85 3366 9855