EIDEIA recebe professores de 62 escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana

Imagem: Professores confirmaram participação na Jornada Formativa 2018 com assinatura de termo de compromisso (Foto: divulgação)Desde a segunda-feira (18), a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), da Universidade Federal do Ceará, recebe professores de 62 escolas públicas de Fortaleza e da região metropolitana. É a etapa final do processo seletivo que visa à participação na Jornada Formativa 2018 do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE).

Até esta quinta-feira (21), no auditório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, professores e coordenadores participam de reunião de apresentação da proposta formativa do programa, confirmando a participação na jornada, que terá início em agosto, com 60 horas-aula.

A proposta é construir, com as escolas, um itinerário formativo que torne os professores facilitadores do processo de desenvolvimento da aprendizagem cooperativa como metodologia de ensino e aprendizagem.

A partir de agosto, a turma de 2018 irá reunir-se, quinzenalmente, na UFC, para discutir estratégias pedagógicas que possibilitem a cooperação e a solidariedade no ambiente escolar. Paralelamente, serão propostas atividades a serem realizadas na própria escola, em parceria com os estudantes.

O Prof. Manoel Andrade, coordenador do PRECE e responsável pela Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Escola Básica (COART), considera a jornada como oportunidade para a construção de um novo modo de estar em sala de aula. Para o professor, o desafio é que coordenadores e professores desenvolvam estratégias que despertem, na comunidade escolar, a percepção da cooperação como o modo mais eficaz para facilitar o processo de aprendizado.

Imagem: Professora Camila Monteiro falou na reunião sobre as expectativas com a Jornada Formativa 2018 (Foto: divulgação)Para ele, é preciso que gestores, professores e estudantes estejam comprometidos e envolvidos no processo de ensino e aprendizado. "Só se aprende bem, quando há vínculo emocional", afirma.

Camila Monteiro, coordenadora da Escola Estadual Adalgisa Bonfim Soares, conheceu o PRECE ainda na graduação, no início dos anos 2000. Tornou-se facilitadora de células cooperativas da Escola Popular Cooperativa (EPC) Benfica. Mais de uma década depois, Camila reencontra o PRECE com o desejo de implementar a metodologia na escola onde leciona.

A Jornada Formativa 2018 ocorre em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza.