A importância de indexação e gestão de informações foi tratada na terceira mesa-redonda do SINFORGEDS

Imagem: A primeira a falar foi a médica Veronica Nancy Orrego, do Hospital Italiano de Buenos Aires (Argentina) (Foto: Ribamar Neto/UFC)Com mesa-redonda sobre "Representação, organização, terminologia e mediação da informação para a saúde", o V Seminário Internacional de Informação para a Saúde (SINFORGEDS) prosseguiu na manhã desta quinta-feira (21), no auditório da Faculdade de Economia, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará, no Campus do Benfica. O evento acontece até esta sexta-feira (22).

Como mediador da mesa, que contou com apresentação de três subtemas, atuou o Prof. Heliomar Cavati Sobrinho, do Departamento de Ciências da Informação da UFC. A primeira a falar foi a médica Veronica Nancy Orrego, do Hospital Italiano de Buenos Aires (Argentina), que discorreu sobre "Terminología clínica: la base para la representación/categorización de la información en las historias clinicas electrónicos del paciente".

A médica trabalha com representação e reorganização da informação no contexto do prontuário (história clínica) do paciente. Ela explicou como, utilizando recursos digitais, foi criado e funciona o Serviço de Terminologia da unidade, que reúne termos indexados e hierarquizados relacionados à saúde, facilitando a busca e recuperação de dados registrados nos prontuários eletrônicos.

Veja outras imagens da mesa no Flickr da UFC

Em seguida, a Profª Mariângela Spotti Lopes Fujita, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), fez a exposição intitulada "Políticas de indexação em arquivos de instituições de saúde". Explicou que, embora exista volumoso registro de informações nas unidades de saúde brasileiras, nem sempre o tratamento desses dados é feito de modo a serem facilmente consultados e analisados.

Imagem: Em seguida, falou a Profª Mariângela Spotti Lopes Fujita, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (Foto: Ribamar Neto/UFC)Para a professora, "a implementação de um sistema que integre política de indexação à gestão documental em instituições de saúde traz estabilidade e segurança aos usuários que dele se serve". Em suas conclusões, considera essa "uma questão chave para a recuperação de informações em sistemas arquivísticos institucionais de saúde".

A terceira e última participante da mesa a falar foi Profª Fernanda de Souza Monteiro, da Universidade de Brasília (UnB), com trabalho também no Ministério da Saúde. Ela explanou sobre "A contribuição da terminologia para a mediação da informação em saúde no Brasil: representação temática no repositório de recursos educacionais do Ministério da Saúde".

Ao falar sobre o Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES) daquele ministério, detalhou que se trata de um repositório com quase 10 mil recursos educacionais catalogados. Abrigados no site da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNISUS), estão webaulas, videoaulas, planos de intervenção, coleções de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) e outros.

O repositório tem o objetivo de "preservar e tornar pública a produção de conhecimento legada dos processos educacionais voltados para trabalhadores da saúde em todo o País, proporcionando o atendimento às necessidades de formação e educação permanente desses trabalhadores", disse.

Imagem: Público do SINFORGEDSDestacou que, pelo menos cinco mil projetos de intervenção em saúde foram elaborados a partir da análise de demandas de profissionais de secretarias de saúde de todo o Brasil que cursaram pós-graduação, em nível de especialização na UNISUS.

ORGANIZAÇÃO – O SINFORGEDS é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, do Departamento de Ciências da Informação (DCI), do Centro de Humanidades e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS), da Faculdade de Medicina da UFC.

A coordenação-geral do evento é do reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e da Profª Virgínia Bentes, do DCI. A programação segue até sexta-feira (22) e os detalhes podem ser conferidos no site do SINFORGEDS.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: 85 3366 7331