Museu de Arte da UFC celebra 57 anos com abertura de nova sala permanente

Nova sala de arte cearense do MaucO Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) entrega ao público, nesta segunda-feira (25), uma nova sala permanente: a de Arte Cearense. A atividade, marcada para as 16h, faz parte da celebração pelos 57 anos de fundação do museu.

A sala conta com 27 obras de 26 artistas, como Barbosa Leite, Estrigas, Zé Tarcísio e José Guedes. De acordo com o diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar, a ideia é reunir obras de artistas que fizeram arte no Ceará e expuseram o trabalho no museu. O novo ambiente integra o circuito expositivo permanente do MAUC, que também conta com a reformulação das salas Antonio Bandeira, Raimundo Cela, Os Fundadores e Arte Estrangeira.

Veja outras imagens do MAUC no Flickr da UFC

Além da entrega das salas de exposição, a atividade comemorativa pelos 57 anos do MAUC ainda homenageará o centenário de nascimento do artista Zenon Barreto. "Estamos exibindo no hall de entrada do Museu o 'Cristo' do Zenon em bronze, cobre e ferro, criado para a inauguração da sede do museu em 1965, junto com o painel 'Jangadas', que fica na fachada externa", conta.

Na ocasião, o MAUC vai lançar o novo site (www.mauc.ufc.br), um vídeo institucional e apresentar seus perfis nas mídias sociais.

57 ANOS – Inaugurado em 25 de junho de 1961, o Museu de Arte de UFC reúne obras de artistas como Raimundo Cela, Chico da Silva, Aldemir Martins, Jean-Pierre Chabloz e Descartes Gadelha. Idealizado pelo primeiro reitor da UFC, Antônio Martins Filho, com o objetivo de relacionar o universal com o regional, o museu é um espaço de divulgação da cultura regional e de interação com a academia. "O MAUC é um local de preservação e difusão da cultura e aberto à pesquisa, cumprindo o papel de ensino, pesquisa e extensão", comenta o Prof. Pedro Eymar.

O Museu de Arte da UFC fica na Av. da Universidade, 2854, Benfica. A visitação ocorre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Fonte: Prof. Pedro Eymar, diretor do MAUC – fone: 85 3366 7481