Cientista polonês referência em geomorfologia faz palestra sobre paisagens graníticas

Imagem: A palestra será proferida em inglêsA Universidade Federal do Ceará recebe, na próxima sexta-feira (13), às 9h30min, o Prof. Piotr Migoń, do Instituto de Geografia e Desenvolvimento Regional da Universidade de Wrocław, na Polônia. Ele fará a palestra intitulada "Granite landscapes of the world" (Paisagens graníticas do mundo), no auditório do Departamento de Geografia (bloco 911 do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra).

O evento é aberto ao público interessado, principalmente de áreas como geografia e geologia, e não exige inscrições prévias. A palestra será proferida em inglês.

O Prof. Piotr Migoń permanece no Brasil durante o mês de julho, realizando trabalhos de campo nos ambientes sedimentares e graníticos do Nordeste brasileiro. Migoń também participará da banca de defesa de mestrado de Wesley Freitas Rodrigues, aluno do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

O PALESTRANTE – Piotr Migoń pesquisa, dentre outros temas, o controle de rochas na geomorfologia, especialmente em áreas de granito e arenito, intemperismo, evolução terrestre e morfotectônica, bem como ligações entre patrimônio geomorfológico e geoturismo.

Seus projetos de pesquisa abrangem países europeus, além dos Estados Unidos, México, China, Coreia do Sul, Jordânia e Namíbia. O pesquisador também está envolvido em várias atividades de geoconservação e na promoção da geomorfologia.

Foi membro da Sociedade Real (Royal Society Fellow) da Universidade de Oxford, no Reino Unido (1995-1996), atuou como secretário da Associação Internacional de Geomorfólogos (1997-2001), foi vice-presidente dessa instituição (2009-2013), além de ter sido presidente da Associação dos Geomorfólogos Poloneses (2005-2008).

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC – fones: 85 3366 9489 e 3366 9855