Barra do Governo Federal

Procurar no portal

Prof. Remi Chauvin, da Universidade de Toulouse, dará palestra e minicurso na UFC

Imagem: Foto do Prof. Remi CauvinO Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Ceará receberá a visita do Prof. Remi Chauvin, da Université Toulouse III  Paul Sabatier (França) e colaborador do Grupo de Bioinorgânica da UFC, através de programa financiado pelos governos brasileiro e francês (COFECUB).

Na UFC, ele realizará palestra e minicurso, em inglês. As atividades, gratuitas, são abertas a alunos, professores e pesquisadores de graduação ou pós-graduação, bem como a profissionais das áreas de química, física, bioquímica, engenharias e farmácia.

A palestra, intitulada "From natural to artificial antitumor lipidic alkynylcarbinols: asymmetric synthesis, enzymatic resolution and refined SARS", ocorrerá na próxima segunda-feira (16), às 14h, no anfiteatro da Pós-Graduação em Química (bloco 940), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Nos dias 18 e 19, às 14h, ele ministrará o minicurso Selected Examples in Pharmaceutical Asymmetric Synthesis, na sala 2 do bloco 940.

Na palestra, "ele abordará a descoberta de compostos naturais do tipo alquino-carbinóis com atividade anticâncer,  e os estudos de produção sintética de novos compostos análogos melhorados para seu emprego terapêutico", explica o Prof. Eduardo Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Química da UFC.

No curso, o pesquisador "apresentará vários casos de fármacos, cujo princípio ativo apresenta assimetria molecular, mostrando como novas rotas específicas de produção vêm sendo aplicadas com emprego de química sintética", acrescenta o Prof. Eduardo.

SOBRE O VISITANTE – O Prof. Remi Chauvin, filho do contemplado com o Prêmio Nobel de Química de 2005, Yves Chauvin, obteve o doutorado em Química com orientação do Prof. Henri Kagan, em Orsay (França). Realizou, em seguida, pós-doutorados com os professores Barry Sharpless (ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2001) e Andrea Vasella (Suíça).

Foi ainda pesquisador R&D (research and development) na empresa Roussel-Uclaf (França, 1990-1993) e, em 1993, tornou-se pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, sigla em francês) na Universidade de Toulouse, onde se qualificou como professor titular em 1998.

Nos últimos 10 anos cogerencia pesquisas na Escola de Ciências Biomédicas da Universidade de Huaqiao (China). Seus interesses se estendem da química de organometálicos do grupo principal para uso em catálise (ligantes extremos à base de ligantes fósforo-carbono) à química matemático-computacional para análises teóricas (quantificação de conceitos químicos, quiralidade, aromaticidade), aplicando química orgânica à física (com o desenvolvimento de moléculas com propriedades óticas, elétricas e de cristais líquidos), bem como à biologia (com a criação de moléculas lipídicas acetilênicas bioinspiradas com propriedades antitumorais e antibacterianas).

O Prof. Remi tem mais de 180 publicações em renomadas revistas científicas de alto impacto, além de seis patentes.

Fonte: Prof. Eduardo Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Química ‒ fone: 85 3366 9938

Créditos

© 2018 Secretaria de Tecnologia da Informação/Divisão de Portais Universitários Ir para o topo