PIBID oferta 11 bolsas para estudantes de 4 cursos da UFC

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Ceará está com edital aberto, até 27 de julho, para seleção de 11 estudantes de licenciatura dos cursos de Matemática, Música, Pedagogia e Química. As bolsas terão valor de R$ 400,00 e duração de até 24 meses, podendo ser prorrogadas por igual período, mediante avaliação do desempenho do bolsista.

Das 11 vagas ofertadas, 3 são para Matemática, 3 para Música, 4 para Pedagogia e 1 para Química. Para concorrer a uma bolsa, é necessário adequar-se aos seguintes critérios: ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo; estar em dia com as obrigações eleitorais, para brasileiros; estar em dia com as obrigações militares, para homens e brasileiros; e estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja selecionado, disponibilizando 12 horas por semana.

Além dos critérios já mencionados, os estudantes de Matemática e Química precisam estar cursando entre o segundo e o sexto semestre; os de Pedagogia, entre o segundo e o penúltimo; e os estudantes de Música podem estar em qualquer semestre.

Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, estão elaborar portfólio ou instrumento equivalente de registro com a finalidade de sistematizar as ações desenvolvidas durante a participação no projeto e apresentar, anualmente, trabalhos nos Encontros Universitários e nos Encontros de Práticas Docentes/Seminário de Iniciação à Docência, ambos na UFC.

A seleção se dará em duas etapas. Na primeira, serão avaliados a obediência aos critérios de participação, o histórico escolar, o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) dos inscritos e o curriculum vitae. A segunda etapa consiste em uma entrevista individual que terá como finalidade avaliar o perfil do candidato com relação aos princípios norteadores do PIBID.

A ficha de inscrição, bem como detalhes sobre local, horário de entrega da ficha e documentação necessária, estão disponíveis no edital de seleção.

PROFESSOR SUPERVISOR – Além do edital de bolsas para estudantes, o PIBID também está com edital para seleção de um professor supervisor do subprojeto de Música. A bolsa será concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e terá duração de até 48 meses, prorrogáveis por igual período, mediante avaliação de desempenho do professor. O valor mensal será de R$ 765,00. O professor selecionado atuará na Escola Municipal Santos Dumont, em Fortaleza. Mais informações no edital de seleção do professor supervisor.

PIBID – O PIBID faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Capes, cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por instituições de educação superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9410