Editora da UFC

Foto da fachada do prédio da Editora da UFC.Criada em 21 de fevereiro de 1980 e extinta em 2021, a Editora da Universidade Federal do Ceará (Editora UFC) foi reinaugurada em dezembro de 2023 com a posse de seu novo Conselho Editorial. Na ocasião, foi instituída uma nova política de publicação por meio de chamadas públicas (editais), reforçando a missão institucional da Editora de promover a difusão cultural de modo democrático e transparente, publicando obras de caráter técnico, científico, artístico e filosófico em diversas áreas do conhecimento.

Compete à Editora UFC editar ou promover a edição em língua portuguesa e em língua estrangeira das obras de patrimônio cultural e científico da humanidade; editar ou promover a edição de obras de autores nacionais ou estrangeiros de elevado valor cultural e/ou científico; estimular e apoiar a produção e edição de livros, em áreas relevantes para a sociedade brasileira, bem como editar e promover a edição da produção científica e cultural da própria Universidade, de acordo com a política e os critérios editoriais do órgão.

Compete ainda à Editora UFC dar apoio técnico à publicação de material de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; promover, divulgar e gerenciar a distribuição de seus livros nos circuitos universitários e nos mercados editoriais nacional e internacional; realizar o intercâmbio de livros nos âmbitos universitários nacional e estrangeiro, e, além disso, firmar parcerias de coedições e traduções com outras editoras nacionais ou estrangeiras, em especial as editoras universitárias, para a circulação de conhecimento nos âmbitos regional, nacional e internacional.

Diretor: Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior
Vice-diretora: Profª Juliana Cristine Diniz Campos
Endereço: Av. da Universidade, 2932– Benfica - CEP 60020-181 – Fortaleza – CE - Ver mapa
Fone: (85) 3366 7499 (Livraria) / 3366 7516 (Editora)