Procurar no portal

Zootecnia

O que faz

O zootecnista atua, principalmente, em atividades relacionadas ao manejo de animais com objetivos econômicos, ou seja, criação e abate. Em certos momentos, o profissional pode realizar atividades da área veterinária, como inseminação e vacinação de animais, mas não atua como veterinário (que é o profissional mais voltado ao cuidado com a saúde dos animais).

O profissional da área de zooctenia trabalha: no planejamento, na organização e administração de fazendas, objetivando o aumento da produtividade; no controle da produção animal e no comércio, na compra e venda de animais; e na orientação ao consumidor. Além disso, controla as condições de higiene dos criadouros, supervisionando a vacinação e a medicação e determinando as formas de abate.

O zootecnista pode ainda atuar no melhoramento genético de rebanhos. Para isso, ele seleciona os genes animais, analisa técnicas a serem usadas, verifica a qualidade da alimentação e formula suplementos alimentares.

Na área da pesquisa, o profissional empreende pesquisas genéticas, estuda sistemas de cruzamento, novos alimentos e formas ecológicas de eliminação e tratamento de resíduos. Em feiras e exposições, por sua vez, o zootecnista realiza a supervisão técnica dos animais. Outras atividades incluem o turismo ecológico, a preservação de espécies, e, em zoológicos, a administração da saúde, higiene e alimentação dos animais.

O que estuda

A estrutura curricular do curso de Zootecnia é constituída por disciplinas básicas nos semestres iniciais, como Física, Química e Cálculo. Apresenta, em seguida,  fundamentos da Produção Animal, Anatomia, Fisiologia, Genética, Higiene e Profilaxia. Além de outras áreas do saber, o currículo também possui disciplinas como Química e Fertilidade do Solo, Genética Básica, Melhoramento Animal, Agrometeorologia e Mecânica e Máquinas Agrícolas.

Dentre as especializações possíveis estão Bovinocultura (criação de gado), Avicultura (aves), Suinocultura (porcos), Ovinocultura (ovelhas), Equinocultura (cavalos), Caprinocultura (cabras), Apicultura (abelhas), Sericicultura (criação do bicho-da-seda), Cunicultura (coelhos) e Aquacultura (organismos aquáticos, como peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas).

Área de atuação/Mercado de trabalho

O zootecnista encontra oportunidades de trabalho em zoológicos, indústrias de rações e suplementos alimentares, frigoríficos, aviários, cooperativas, institutos de pesquisa e órgãos públicos. Há chances também em fazendas, na administração e gerenciamento de atividades; em empresas de agropecuária; em indústrias de derivados de origem animal, como laticínios; além de consultoria do agronegócio.

O profissional pode ainda atuar no comércio, vendendo produtos, treinando equipes e oferecendo suporte ao consumidor, como a orientação acerca de vitaminas. As áreas com maior tendência de crescimento são a piscicultura e a carcinicultura, a caprinocultura, a ovinocultura e a criação de animais silvestres.

Atividades que também estão em alta são o manejo e as pesquisas de melhoramento genético. Empresas de exportação de produtos de origem animal, laboratórios de medicamentos e empresas de biotecnologia oferecem boas oportunidades.

Como é o curso na UFC

O curso de Zootecnia foi criado em 2000 e integra o Centro de Ciências Agrárias da UFC, no Campus do Pici. A cada ano ingressam 60 estudantes, distribuídos em duas turmas semestrais de 30 alunos. A estrutura física do curso dispõe de fazendas e laboratórios de estudos em nutrição, reprodução e fisiologia animais.

Mais sobre o curso

Zootecnia - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300