Teatro
O que faz
O fenômeno da vida é o grande objeto de estudo das artes cênicas. Ao mirar os acontecimentos da sociedade, o ator depreende deles sua dimensão dramática, explicitada na arte da representação. É preciso entender, contudo, que essa dimensão não se resume ao drama. Comédias, tragédias, farsas, pantomimas, musicais, uma infinidade de gêneros povoa os palcos.
O perfil do egresso adquire uma vertente específica do conhecimento, que é fundamental para a atuação no processo educativo/formativo de sujeitos, comunicando-se com o tradicional e o novo no imaginário das culturas. Trata-se de um profissional que, além de usar o corpo, a voz, o gestual e o talento para dar vida às mais diversas expressões, também é capaz de compreender e atuar em ocasiões de formação, especialmente no ensino básico e em universos coletivos, como os movimentos sociais.
No campo docente, deve estar preparado para dar suporte pedagógico às áreas infantil, juvenil e adulta. No campo artístico, a formação molda o ator-educador para pensar, criar, interpretar e pesquisar o teatro.
O que estuda
O fazer artístico não é, necessariamente, inerente a todo ser humano, e o conhecimento pode consolidar-se de diferentes formas na trajetória de cada um. Por isso, não é exigido teste de habilidade específica para ingressar no curso de Licenciatura em Teatro.
A integralização curricular tem quatro eixos estruturantes: teoria, poética e história do teatro; interpretação: corpo e voz; poéticas de encenação, montagem, figurino e produção; e prática de ensino: educação, teatro e prática docente. Ao ingressar no curso, o estudante terá oportunidade de compreender várias interfaces do fenômeno teatral. O trabalho de conclusão de curso (TCC) é coletivo e consiste na concepção e montagem de um espetáculo.
Área de atuação/Mercado de trabalho
O licenciado em Teatro encontra um mercado promissor, especialmente pela importância do ensino de artes nas redes pública e privada. A exigência foi formalizada pela Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. Portanto, o primeiro grande empregador desses egressos deve ser instituições de ensino fundamental e médio, por meio de disciplinas obrigatórias de arte-educação.
No Sudeste do País e no exterior, principalmente, a dramaturgia televisiva e a publicidade atraem muitos atores com nível superior. Para os que preferem os palcos tradicionais, a atividade cênica se organiza através de cooperativas, companhias e grupos de teatro. Órgãos públicos e instituições culturais que têm o hábito do patrocínio teatral também ofertam vagas e movimentam a área, através de concursos e editais de financiamento. Uma novidade é o meio corporativo, em que empresas privadas utilizam profissionais de teatro em eventos e iniciativas de gestão de recursos humanos, como treinamento e desenvolvimento profissional. Outra opção é a arte-terapia, onde o ator intervém junto a pacientes em recuperação e tratamento de saúde. O graduado pode ainda optar pela área acadêmica, atuando como professor universitário e pesquisador de Teatro ou áreas relacionadas.
Como é o curso na UFC
A “estreia” do curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará aconteceu em fevereiro de 2010. A cada seleção, ofertam-se 40 vagas, e todos os aprovados ingressam no primeiro semestre do ano. A duração da graduação é de oito semestres, com atividades letivas em período diurno.