Pedagogia
O que faz
Personagem essencial no desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos, o pedagogo atua na orientação pedagógica, coordenação educacional e administração de escolas, creches e demais instituições de ensino. Os profissionais da área exercem suas atividades no desenvolvimento de técnicas e métodos de aprendizagem, ministrando aulas a crianças nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental, na coordenação de professores e assistência a estudantes. Eles podem dar aulas para crianças e adultos portadores de deficiência, compor equipes de recursos humanos, realizar treinamentos e cursos para empregados e desenvolver projetos educacionais em empresas e organizações não-governamentais. Em todos os setores em que haja formação o pedagogo atua – o que vai muito além dos muros escolares. Um exemplo disso são os hospitais, onde o graduado na área acompanha crianças internadas – seja na educação daquelas que sofrem um longo tratamento e não podem frequentar a escolas, seja na coordenação de brinquedotecas. O pedagogo pode integrar equipes psicossociais em varas da infância, prestar assessoria a empresas de comunicação (jornais, editoras, agências de publicidade etc.), museus e centros culturais e trabalhar em órgãos do Governo relacionados à educação. Ainda é sua atribuição a criação de material didático e atuação no processo de elaboração de produtos destinados a crianças, como brinquedos educativos, livros paradidáticos, programas infantis, jogos eletrônicos e sites.
O que estuda
Ao se preparar para a missão de educar, o pedagogo recebe uma formação essencialmente humanística. Sociologia, Antropologia, Filosofia e Psicologia fazem parte dos estudos. Na integralização curricular, disciplinas como História da Educação, Arte e Educação, Prática em Educação Infantil, Letramento e Alfabetização e Educação Inclusiva. Atualização e leitura constantes são também essenciais para a construção da bagagem cultural de um pedagogo. Dentre as especializações possíveis estão Administração Escolar, Educação Especial, Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia
Área de atuação/Mercado de trabalho
O setor público é o maior empregador dos graduados em Pedagogia e frequentemente realiza concursos para selecionar profissionais. Escolas, creches, hospitais, centros de estudo, organizações não-governamentais, editoras, empresas de comunicação ou quaisquer outras que desenvolvam produtos destinados ao público infantil, como livros, brinquedos e jogos, são locais de trabalho para o pedagogo. As instituições de ensino particular são um bom mercado. Na verdade, as oportunidades para esses profissionais não faltam. Boas chances estão na educação especial, voltada para pessoas com deficiência, e educação empresarial, nos setores de recursos humanos, promovendo o treinamento de empregados. Outra alternativa é a docência em universidades.
Como é o curso na UFC
O Curso de Pedagogia originou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Ceará, em 25 de janeiro de 1961. Atualmente é disponibilizada a modalidade licenciatura, com 80 vagas/ano no curso diurno e 80 no noturno. A graduação diurna é ministrada em oito semestres. Já a noturna, em 10. Pedagogia integra a Faculdade de Educação, no Campus do Benfica.
Mais sobre o curso
Pedagogia (Diurno) - Fortaleza
Pedagogia (Noturno) - Fortaleza