Procurar no portal

Matemática

O que faz

A Matemática é uma ciência básica. Isso quer dizer que várias ciências utilizam os conhecimentos desenvolvidos por ela. É o caso da Física, Química e Computação, entre outras. O matemático é um profissional que precisa muito do raciocínio lógico para desenvolver cálculos e fórmulas capazes de ajudar na resolução de problemas práticos das outras ciências. Também é papel dele estudar e desenvolver teorias e, ainda, demonstrar se novos teoremas são válidos e aplicáveis.

Outro objetivo dessa ciência é ajudar no desenvolvimento de tecnologias e processos, inclusive em áreas ligadas de forma bem menos direta com ela, como a Biologia – no auxílio à compreensão de fenômenos biológicos, no controle de pragas e na dinâmica de populações, por exemplo.

O matemático pode exercer a profissão no setor financeiro, desenvolvendo cálculos de análise de risco de investimentos. No Brasil, a principal área de atuação do matemático é no desenvolvimento de pesquisas no âmbito das universidades (para os estudantes do bacharelado) e na prática docente, dando aulas em escolas de ensino fundamental e médio (no caso dos estudantes de licenciatura)

O que estuda

O aluno de Matemática estuda diversas disciplinas que englobam áreas clássicas dessa ciência: Álgebra (estudo de operações matemáticas, equações, polinômios e estruturas algébricas), Geometria (estudo das formas, tamanho e posição relativa de figuras e propriedades do espaço), Aritmética estudo das propriedades elementares das operações) e Análise Matemática (ligada aos conceitos estudados em cálculo diferencial e integral, limites, séries infinitas e funções analíticas). Com esses conhecimentos, o estudante pode continuar os estudos na própria Matemática ou em áreas afins, como Computação.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Desenvolver pesquisas em Matemática no âmbito das universidades é uma das áreas de atuação do matemático. O estudante que faz o bacharelado está apto para exercer a profissão nesse ramo. Além do ambiente acadêmico, o profissional também é bastante requisitado em instituições financeiras, por exemplo, bolsas de valores, bancos e outras empresas, para desenvolver pesquisas de análise de risco de investimentos. Para isso, o matemático presta consultoria e auxilia a empresa a detectar possíveis sucessos em investimentos feitos pela empresa e por outros clientes.

Ele também pode auxiliar governos, instituições públicas, organizações não governamentais (ONGs) a desenvolver políticas públicas e socioeconômicas que cuja execução necessite de cálculos complexos. O licenciado atua no ensino da Matemática em escolas de ensino fundamental e médio. Por ser uma área básica que se integra com outras ciências, o matemático pode desenvolver atividades também nessas áreas afins, como é o caso da Engenharia, Computação e Estatística.

Como é o curso na UFC

O curso de Matemática possui os graus bacharelado e licenciatura. Para o bacharelado (turno integral), são ofertadas 35 vagas para ingresso de novos alunos, e para a licenciatura (turno da noite), 60. A oferta acontece apenas no começo do ano para as duas modalidades. O aluno do bacharelado tem, normalmente, oito semestres para concluir a graduação, que pode ser estendida para o máximo de 12 semestres. Já o aluno da licenciatura conclui o curso geralmente em sete semestres, podendo estender a formação para até 11 semestres.

Mais sobre os cursos

Matemática (Bacharelado) - Fortaleza

Matemática (Licenciatura) - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300