Letras
O que faz
O profissional de Letras estuda a fundo a língua portuguesa, as línguas estrangeiras e as respectivas literaturas. Português, inglês, espanhol, francês, alemão e italiano são os idiomas mais comuns, mas pode se dedicar ainda à língua brasileira de sinais (libras) ou a línguas clássicas, como grego e latim.
Lecionar em turmas do ensino fundamental, médio e superior é a principal atividade do formado em Letras. Os que se especializam em línguas estrangeiras também podem ensinar em centros de idiomas.
Fora da sala de aula, há a tradução de livros, documentos, filmes e séries; o mercado de editoração, na revisão e tradução de textos; e a crítica literária. Pode também trabalhar como intérprete de libras, tradutor simultâneo em eventos internacionais ou pesquisador acadêmico, investigando temas de linguística, literatura, cultura, etc. Pode ainda organizar feiras de livros, elaborar dicionários e livros didáticos ou exercer qualquer atividade que exija o domínio do texto.
O que estuda
O conteúdo de português e línguas estrangeiras que o estudante vê no ensino médio, bastante focado em gramática normativa, será bem mais aprofundado no curso de Letras. Na universidade, encontra disciplinas como Linguística, Análise do Discurso e Latim.
O ingressante do curso de Letras da UFC, no primeiro semestre de qualquer uma das habilitações, tem aulas de Fonologia, Introdução à Linguística, Teoria da Literatura e disciplinas específicas de língua estrangeira. Ao longo da graduação, estuda Fonética, Fonologia, Semântica, Sintaxe, Literaturas Brasileira e Estrangeiras etc. Ainda há as disciplinas de estágio e de ensino.
Área de atuação/Mercado de trabalho
As escolas públicas e privadas são os locais com maior número de vagas de emprego para o profissional de Letras, em qualquer uma de suas habilitações. No ensino, também há chances em centros de idiomas e cursos de pré-vestibular. Além disso, ele pode atuar em eventos internacionais, feiras de livros, editoras, representações diplomáticas, órgãos culturais e empresas diversas.
Pode trabalhar, ainda, como freelancer, fazendo tradução de documentos ou livros, ou como tradutor juramentado, no serviço público, traduzindo documentos oficiais. Os graduados em Letras-Libras atuam também como intérpretes de sinais. A pesquisa acadêmica e a docência em universidades são outras áreas de atuação.
Como é o curso na UFC
No início, o curso de Letras fazia parte da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC, com o primeiro currículo aprovado em 1961. Atualmente, integra o Centro de Humanidades. O curso diurno se estrutura da seguinte forma: Letras-Português/Literatura (70 vagas), Letras-Português/Alemão (20 vagas), Letras-Português/Espanhol (50 vagas), Letras-Português/Francês (30 vagas), Letras-Português/Inglês (50 vagas) e Letras-Português/Italiano (20 vagas).
Em todos, a entrada dos estudantes se dá em turmas semestrais. A habilitação em Português/Literatura leva oito semestres, enquanto as habilitações que incluem línguas estrangeiras têm duração de dez semestres. No período noturno, funcionam as graduações em Letras-Inglês (50 vagas) e Letras-Espanhol (50 vagas), com entrada em turmas anuais e duração de nove semestres.
O curso de Letras-Libras oferece 30 vagas no período noturno, com entrada no segundo semestre. Essas vagas, diferentemente das demais licenciaturas em Letras, não são ofertadas no SiSU, mas em edital próprio, para priorizar o acesso de pessoas surdas.
Mais sobre os cursos
Letras (Espanhol - Noturno) - Fortaleza
Letras (Inglês - Noturno) - Fortaleza