Geografia
O que faz
O nome vem do grego e significa geo = Terra e graphia = escrever, ou seja, a Geografia é a ciência que estuda e descreve os elementos que compõem a Terra. O solo, o clima, o relevo e a distribuição da água e da vegetação do planeta fazem parte dos campos de estudo da Geografia. O geógrafo é um profissional habilitado a compreender e interpretar não só os aspectos físicos da superfície terrestre, mas também informações socioeconômicas – por exemplo, organização e distribuição da população mundial e planejamento do espaço urbano e rural.
As questões ambientais e relacionadas ao desenvolvimento sustentável também fazem parte do leque de estudos do geógrafo. O profissional é formado para que seja capaz de desenvolver estudos de impactos ambientais e, com isso, determinar áreas com vulnerabilidade socioambiental. Outras funções do geógrafo na área ambiental: identificação de áreas de risco ambiental; planejamento e gestão ambiental de unidades de conservação; mapeamento ecológico-econômico. Além de tudo isso, ainda há a possibilidade de exercer a carreira docente, ou seja, ser professor em universidades ou escolas de ensino fundamental e médio.
O que estuda
A formação do geógrafo durante a universidade passa por disciplinas como Geografia da População, Cartografia, Climatologia e Geomorfologia. Além disso, o aluno também estuda disciplinas introdutórias à Filosofia, Sociologia e História do Brasil. A estrutura curricular é complementada com disciplinas referentes à Geografia das Indústrias, Geografia Urbana e de Serviços.
Para a licenciatura, existem disciplinas específicas como, por exemplo, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Adolescência. O aluno também tem a oportunidade de cursar disciplinas optativas ao longo do curso, como Cartografia Digital, Geografia Política e Tecnologias de Geoinformação.
Área de atuação/Mercado de trabalho
A atuação do profissional se dá nos campos que precisam da utilização de informações geográficas e georreferenciadas. As possibilidades de atuação são grandes. Por exemplo, o geógrafo pode trabalhar com: diagnóstico e gestão territorial em saúde pública; análise de informações socioeconômicas, populacionais e de mercado; identificação de áreas com potencial para instalação de aterros sanitários; e mapeamento planialtimétrico (mapeamento das altitudes de determinados pontos em uma parte da superfície terrestre) para a construção civil e irrigação.
Atualmente, o geógrafo é um profissional bastante requisitado nas áreas de geoprocessamento, planejamento e meio ambiente. Existem oportunidades em instituições públicas e privadas e organizações não governamentais (ONGs), além das universidades e escolas de ensino fundamental e médio, onde o geógrafo pode atuar sendo professor.
Como é o curso na UFC
O curso de Geografia foi criado em 1963. A graduação é estruturada com as modalidades de bacharelado e licenciatura, sendo esta direcionada à formação dos profissionais habilitados ao ensino de Geografia em instituições de ensino superior, médio e fundamental.
A cada ano são ofertadas 80 vagas, distribuídas igualmente entre as modalidades de licenciatura e bacharelado, ambas em período diurno. Do total de ingressantes, 40 assumem vagas no primeiro semestre e o restante no segundo semestre.