Procurar no portal

Física

O que faz

Celulares, rádios, foguetes, motores, automóveis, aparelhos de televisão... tudo isso devemos à Física, seja direta ou indiretamente. Uma das mais abrangentes ciências, praticamente todas as descobertas tecnológicas do mundo moderno têm um dedinho dela. Até mesmo os simples atos de acender uma lâmpada na sua casa ou olhar-se no espelho têm estudos físicos envolvidos. Portanto, não é difícil deduzir que são diversas as áreas de atuação para o físico: ele pode realizar estudos astronômicos; trabalhar junto à Física Médica (elaborando novas técnicas de tratamento e medicamentos que utilizam a Física Nuclear); atuar no desenvolvimento de aeronaves, no aperfeiçoamento da Informática e, até mesmo, no mercado financeiro, aplicando técnicas matemáticas para a análise do comportamento das bolsas de valores. Olha que esses são apenas alguns exemplos! Em resumo, a atividade básica do físico é relacionar seus estudos às situações cotidianas através de pesquisas, descobertas e desenvolvimento de novas tecnologias.

O que estuda

A palavra Física tem sua origem no grego, physiké, que significa natureza. Portanto, se você é um candidato a Einstein, saiba que é ela seu foco de estudo. Como exemplos de objetos de pesquisas temos: a energia, a luz, o calor, as forças, dentre outros. Nas divisões da ciência temos, por exemplo, a Mecânica (estudo das forças), a Hidrostática (estudo das forças exercidas por e sobre fluidos em repouso), a Ondulatória (estudo das ondas sonoras, de luz, raio X etc.), a Acústica (estudo do som), a Física Nuclear (estudo do núcleo atômico), a Astrofísica (estudo da física do Universo) e a Óptica (estudo da luz). Fazem parte da integralização curricular disciplinas como Física-Matemática, Eletromagnetismo, Termodinâmica e Introdução à Mecânica Quântica.

Área de atuação/Mercado de trabalho

Ao contrário do que muita gente pensa, o campo de atuação do físico é bem amplo: ele pode trabalhar em indústrias (por exemplo, aquelas voltadas para a geração de energia elétrica ou produção de componentes elétricos e eletrônicos), institutos de pesquisa ou no magistério. Podetrabalhar na área médica, no desenvolvimento de tecnologias de diagnósticos. Nesse ramo, desenvolve suas atividades em hospitais, clínicas, órgãos de vigilância sanitária e empresas que desenvolvem produtos biomédicos e equipamentos médicos e odontológicos. O profissional pode ser contratado ainda por bancos e instituições financeiras para desenvolver modelos matemáticos a fim de acompanhar e analisar o movimento da bolsa de valores. Campos novos e promissores são o setor de Telecomunicações, na busca de novas tecnologias de transmissão de dados, e a Computação, na Arquitetura de Informação (organização e rotulação de websites, intranets e comunidades online). O físico pode - até mesmo - atuar em ramos ligados a outras ciências, como a Agrofísica (estuda os fenômenos físicos envolvidos em todos os processos agronômicos); a Biofísica (utiliza-se das teorias físicas para solucionar questionamentos da Biologia); a Geofísica (ciência que estuda a composição e estrutura do nosso planeta); a Astrofísica (lida com a Física do Universo) e a Físico-Química (estuda as propriedades físicas e químicas da matéria). Outra opção de trabalho, para os graduados com Licenciatura, é atuar como professor.

Como é o curso na UFC

O Curso de Física da UFC iniciou suas atividades em 1962. Atualmente, duas opções são oferecidas ao estudante: o Bacharelado (diurno), que habilita a exercer a profissão; e a licenciatura (noturno), que habilita a lecionar. Para o ingresso na UFC, são ofertadas 40 vagas no Bacharelado e 50 vagas na Licenciatura, com entrada única no primeiro semestre. Ambas as modalidades – Bacharelado e Licenciatura – têm a duração de quatro anos. No caso da Licenciatura, o estudante terá um prazo máximo de oito anos para concluir o curso. Ele integra a unidade acadêmica Centro de Ciências, no Campus do Pici.

Mais sobre os cursos

Física (Bacharelado) - Fortaleza

Física (Licenciatura) - Fortaleza

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300