Filosofia
O que faz
Desvendar o mundo em que vivemos e o próprio homem através da reflexão é a atividade do filósofo. Para isso, utiliza-se da investigação, análise e reflexão. O trabalho do filósofo é, sobretudo, descobrir problemas, seja na área política, social, científica, artística, religiosa, seja na própria filosofia ou teorias filosóficas. Mas sua atividade não para aí: os problemas precisam ser resolvidos. Resolver problemas significa pesquisar e elaborar uma tese. Certamente você já usou muitas vezes palavras como verdade, falsidade, certeza, convicção, fé, razão, opinião, intuição, crença, conhecimento. Mas já parou para pensar sobre o que elas realmente significam? E sobre ética, aposto que já leu ou ouviu falar muitas vezes. Mas será que é tão fácil definir o que é ética? Estas e outras perguntas são questões filosóficas. Podemos dizer então que o esclarecimento é o grande objetivo desse profissional. Por isso, ele investiga os conhecimentos, valores e práticas. No âmbito profissional, atua como consultor de ética, assessor, crítico, analista e pesquisador.
O que estuda
O Curso de Filosofia está dividido em três grandes áreas: Filosofia Prática, Filosofia Teórica e História da Filosofia. A Filosofia Prática se constitui das disciplinas voltadas para o estudo do homem: a Moral e a Ética (estudo dos costumes e dos fundamentos do comportamento humano), a Antropologia Filosófica (estuda a estrutura do homem), a Filosofia Política (estuda as práticas em sociedade), a Estética (estudo da sensibilidade) e a Filosofia da Arte (estudo do belo). A Filosofia Teórica está formada pelas disciplinas: Metafísica (estudo dos princípios e fundamentos últimos de todo o ser), Teoria do Conhecimento (estudo das diferentes modalidades do conhecimento humano), Filosofia da Natureza (estudo da realidade natural), Filosofia da Ciência (estudo das teorias científicas e dos seus princípios de validade), Filosofia da Linguagem (estuda a linguagem como manifestação do homem), Filosofia da Mente (estudo da consciência e das suas relações com o inconsciente) e Lógica (estudo das formas gerais do pensamento correto e válido). A História da Filosofia estuda, durante todo o curso, os 2.600 anos da Filosofia, desde os gregos pré-socráticos até a atualidade.
Área de atuação/Mercado de trabalho
Para os que cursarem Licenciatura em Filosofia, há oportunidades em escolas do Ensino Médio. Com isso, abre-se um grande mercado de trabalho para aqueles que queiram cursar Licenciatura em Filosofia. Para os que desejam o Bacharelado também há boas oportunidades. A primeira é seguir carreira acadêmica, cursar mestrado e doutorado e tornar-se professor universitário. Mesmo antes do doutorado é possível ensinar em faculdades particulares, começar como professor substituto em universidades públicas e em escolas públicas ou privadas. O bacharel pode também prestar assessoria a sindicatos, associações, ONGs, partidos políticos, e mesmo trabalhar em empresas, nos departamentos de recursos humanos. São ainda locais de atuação: agências de publicidade, redações de jornais ou institutos de pesquisa de opinião. Em editoras, trabalha como tradutor de obras de filosofia de autores estrangeiros. Uma área que tem aberto portas é a consultoria ética em empresas e instituições hospitalares. Oportunidades, ainda, na assessoria cultural e análise de obras artísticas.
Como é o curso na UFC
O Curso de Filosofia da UFC é noturno e foi criado em 1º de novembro de 2000, com dois graus acadêmicos: licenciatura e bacharelado. São ofertadas vagas para 50 alunos, sendo 10 para o bacharelado e 40 para a licenciatura, que iniciam suas atividades no primeiro semestre do ano letivo. O período mínimo para a conclusão do curso é de quatro anos e o máximo de sete. O curso faz parte da unidade acadêmica Instituto de Cultura e Arte – ICA e funciona atualmente no Campus do Pici.