Estatística
O que faz
Grande parte das hipóteses científicas, independentemente da área, precisa passar por um estudo estatístico para ser comprovada ou refutada, como é o caso da eficácia de medicamentos, dos métodos de melhoria de desempenho físico, da opinião popular sobre novos produtos etc.
Planejar, coletar, analisar e interpretar as informações dispostas em forma de dados são as atividades básicas dos que trabalham na área. É através dessas atividades que realizam um levantamento estatístico, seja de pesquisa de opinião ou de análise de mercado. Podemos dizer que o estatístico utiliza a Matemática para aplicação na vida cotidiana, por exemplo, no recenseamento, nas pesquisas de intenção de voto e nos testes de qualidade de produtos.
É através ainda dos números que ele pode interpretar o contexto econômico-social de determinada região. Esse profissional pode ainda trabalhar com pesquisas de mercado e de perfil de consumidores; na Internet, através da criação de programas de busca e banco de dados digitais e na Bioestatística, organizando os dados de pesquisas científicas nas áreas de Ciências Biológicas e da saúde.
O que estuda
O aluno de Estatística possui uma formação prática e científica voltada para os conhecimentos em Matemática, métodos estatísticos, cálculo e teorias das probabilidades. Para isso, é importante que o estudante tenha bom raciocínio lógico e afinidade com números, pois realizar contas e analisar dados serão atividades muito presentes na vida do futuro estatístico.
No curso de graduação da UFC, o aluno irá estudar disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Probabilidade, Sistemas de Informação e Banco de Dados, Análise Exploratória de Dados, Inferência Estatística, Séries Temporais, Planejamento de Experimentos, entre outras.
Área de atuação/Mercado de trabalho
O estatístico é um profissional que pode atuar em diversas áreas. Na indústria, trabalha com análise de dados colhidos, com o objetivo de detectar possíveis erros e escolher métodos para melhorar a qualidade de um produto. No setor financeiro, pode trabalhar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos. A área da Bioestatística é outro campo de trabalho em que o profissional pode atuar na organização de dados de pesquisas para as áreas de Ciências Biológicas e da saúde.
Na saúde, são úteis ainda na indústria farmacêutica, por meio da análise e teste de novos produtos. Na Medicina, nos estudos de epidemias, na análise de novos métodos clínicos e cirúrgicos e no registro e coleta de dados sobre a saúde pública. Entre as tantas áreas de atuação do estatístico, o profissional tem a oportunidade de trabalhar em agências de marketing ou publicidade, órgãos governamentais, institutos de análise de controle de qualidade e ONGs, produzindo estatísticas que ajudem os projetos sociais a atingir e resolver problemas de maneira mais eficaz.
Como é o curso na UFC
Criado em 1964, o bacharelado em Estatística é um curso diurno, com duração de oito semestres. São oferecidas 60 vagas anuais, em ingresso unificado. Durante a primeira metade do curso, o aluno terá disciplinas gerais das áreas de Matemática, Estatística, Probabilidade e Computação. Já na segunda metade, aparecem as disciplinas que enfatizam a área da Estatística. O curso conta com uma empresa júnior e com um laboratório de consultoria estatística, onde o aluno pode participar ativamente de atividades práticas ligadas à Estatística.