Ranking internacional coloca UFC entre as melhores do mundo em sete áreas
- Segunda, 15 Julho 2019 08:19
A Universidade Federal do Ceará está entre as 500 melhores universidades do mundo em sete áreas de concentração, segundo informou o Global Ranking of Academic Subjects (GRAS). A edição de 2019 da lista, elaborada pela ShanghaiRanking Consultancy, avaliou mais de 4 mil instituições de ensino ao redor do mundo em 54 áreas.
O GRAS toma por base os dados da Web of Science e da InCites, considerando cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no Science Citation Index; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente.
"Todo o mérito é dos pesquisadores, mas está envolvido também todo um esforço de organização, de adoção de estratégias, de mecanismos de trabalho, de apoio aos cursos, aos pesquisadores. Essa hora é hora de reconhecimento, e a gente transfere para eles o mérito. É mais uma conquista significativa para a Universidade", comemora o reitor da UFC, Prof. Henry Campos.
Conforme complementa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Antonio Gomes, o bom resultado "reflete os demais que temos testemunhado, a exemplo do ranking Leiden, que ressaltou a UFC como a 1ª instituição brasileira na proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo. O resultado no GRAS merece muita comemoração porque desde 2015 os investimentos [em pesquisa] vêm sistematicamente caindo, e os pesquisadores têm sido criativos e resilientes para buscar alternativas e manter suas pesquisas na linha de frente".
DESTRINCHANDO O GRAS ‒ O ranking, que é publicado desde 2009, divide as áreas em cinco grandes campos do conhecimento: engenharia; ciências da vida; ciências médicas; ciências naturais; e ciências sociais. Destas, a UFC é citada nas três primeiras. O campo no qual a UFC obtém o melhor desempenho é o de ciências médicas, que traz a Federal do Ceará em quatro subáreas: saúde pública; odontologia e ciências bucais; farmácia; e enfermagem.
O GRAS 2019 apresenta a ordem de classificação das 50 primeiras universidades de cada área. Após esse número, as universidades são agrupadas em faixas. Desta forma, é na área de odontologia e ciências bucais que a UFC – representada pelo Curso de Odontologia em Fortaleza e Sobral – tem maior destaque, posicionando-se na faixa entre 151-200 do mundo.
O Prof. Henry destaca que os cursos de Odontologia de Fortaleza e Sobral hoje estão entre os 10 melhores do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). "O Curso de Odontologia de Sobral, apesar de ser um curso novo (foi criado em 2006), está entre os melhores. É a expansão feita com qualidade. E, em Fortaleza, por sua vez, temos um corpo de pesquisadores de enorme qualidade", analisa.
Em Enfermagem, a posição é 201-300, a segunda melhor colocação entre universidades brasileiras. Em saúde pública, área contemplada no Curso de Medicina (Fortaleza e Sobral), a faixa é 401-500, a mesma alcançada em Farmácia. "É muito positiva a nossa colocação em saúde pública, uma área que a gente tem tradição. E também estamos vendo a Farmácia retomando a posição de destaque", comenta Henry Campos.
No campo de engenharia, a Universidade é lembrada em ciência e tecnologia de alimentos (201-300) e em engenharia química. Na primeira, a participação da UFC se dá por meio de seu Curso de Engenharia de Alimentos, responsável, inclusive, pelo primeiro produto licenciado inteiramente produzido pela Universidade: o Natchup, um ketchup à base de acerola.
No campo de ciências da vida, a UFC se coloca na faixa 201-300 na área de ciências veterinárias, contemplada na Instituição através do Curso de Zootecnia, criado em 2000 e integrante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.
"Vemos o esforço que vem sendo feito na Engenharia de Alimentos, que é uma área com grande potencial de desenvolvimento. E esse dado da área de veterinária é muito positivo, porque ela é contemplada na UFC com um só curso, Zootecnia, e temos todo esse destaque. A pesquisa que é feita na área de polinização, por exemplo, é de renome internacional", avalia.
Para o reitor, a Universidade tem realizado inúmeros esforços para dar incentivo à pesquisa e à pós-graduação. "E tais incentivos acabam se refletindo nesses resultados", defende Henry Campos. Entre as medidas, ele cita o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), no qual a UFC esteve entre as 36 instituições do Brasil contempladas com financiamento, e muito bem ranqueada pela CAPES (a proposta da UFC, com 16 projetos de pesquisa, foi integralmente aprovada).
Outro destaque é o programa de professores visitantes da UFC. Segundo o pró-reitor Antonio Gomes, a atual administração contratou 57 docentes visitantes, a maioria de instituições estrangeiras, o que tem induzido parcerias e intercâmbios acadêmico-científicos. Ressalta-se, ainda, a importância do Comitê de Inovação Tecnológica (COMIT), que vem atuando de forma plena desde sua criação, e ações como o Parque Tecnológico da UFC, o Colégio de Estudos Avançados, os Laboratórios Multiusuários implementados na Universidade e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), dentre outras ações.
A ShanghaiRanking Consultancy, responsável pelo ranking, é uma organização independente dedicada à pesquisa em inteligência de ensino superior e consultoria.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331