Estudantes da UFC se destacam em etapas regionais de competição mundial de siderurgia
- Quinta, 09 Janeiro 2020 11:45
Mais uma vez, estudantes da Universidade Federal do Ceará se destacaram nas etapas regionais da SteelChallenge, competição mundial de siderurgia organizada pela SteelUniversity. A UFC conquistou os primeiros lugares na categoria Estudante nas regiões das Américas e da Europa e África. Com isso, a Federal do Ceará contará com integrantes em duas equipes para a etapa mundial da competição, que ocorrerá na Inglaterra, no mês de abril.
Pelo quinto ano consecutivo, alunos da UFC conquistaram o primeiro lugar no desafio de produzir a tonelada de aço mais barata entre estudantes do continente americano. Nesta edição, quem conseguiu o feito foram os alunos Bruno Saunders, Dylan Santos, Daniel Almeida e Mateus de Oliveira, do Curso de Engenharia Metalúrgica. Eles produziram a tonelada de aço no valor de US$ 417,48, a mais barata da região na categoria Estudante.
Os quatro jovens são veteranos na competição. Em 2018, eles venceram a etapa regional do desafio e ficaram em terceiro lugar na competição mundial.
Para Dylan Santos, a experiência de ter participado anteriormente da disputa ajudou o grupo a conquistar novamente o primeiro lugar na etapa regional. "Já sabíamos como seria o decorrer da competição, como os participantes iriam atuar. Sempre é [necessário] primeiro entender a proposta de aço e depois analisar as possíveis rotas para diminuir os custos", comenta. Nesta edição, a equipe é representada pelo estudante Mateus de Oliveira.
EUROPA E ÁFRICA – A UFC também foi campeã na etapa regional da Europa e África. O mestrando Emerson de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC, conquistou o primeiro lugar na região. O estudante Gabriel Aranha Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina, também integra a equipe.
Pelas regras desta edição da SteelChallenge, os competidores devem participar da disputa na região onde residem no dia da etapa regional. Como Emerson e Gabriel moram na França, eles participaram da etapa competindo com estudantes de países europeus e africanos, conquistando o primeiro lugar na região. Os dois integram o centro de pesquisa ArcelorMittal Maizières, na França.
A etapa final da competição está marcada para o dia 21 de abril, em Londres (Inglaterra). Participarão dessa fase os vencedores das regiões: Europa e África; Américas; Oeste asiático; Norte asiático; e Leste asiático e Oceania.
Fonte: Dylan Santos, estudante do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.