Nota da reitoria: presente que orgulha, futuro que motiva
- Segunda, 24 Agosto 2020 08:37
Os últimos 12 meses foram um período muito intenso na vida da Universidade Federal do Ceará. Diria até histórico, pois a Instituição movimentou-se aceleradamente em um cenário extremamente desafiador, sem perder de vista nem por um momento sua missão e sem comprometer suas atividades-fim: o ensino, a pesquisa e a extensão.
Tendo como pano de fundo uma pandemia, que atingiu fortemente o mundo inteiro com impactos ainda não devidamente dimensionados, a Universidade precisou se reinventar em uma conjuntura que já era adversa no âmbito da disponibilidade financeira. Ela resiste e avança. Resiste como um lugar de inovação, criatividade e esperança. Avança como uma casa que traz soluções, articula ideias e encontra saídas para sua comunidade.
Desde que tomamos posse, em agosto de 2019, assumimos o compromisso de abrir ainda mais a UFC para a sociedade. De usar os recursos públicos de uma forma inteligente, aplicando-os em benefício do maior número de pessoas possível, e não apenas de grupos localizados. De organizar e administrar as várias ações realizadas pela Universidade para potencializar seu impacto. De estimular uma cultura empreendedora e inovadora aqui dentro, de forma a propiciar um ambiente criativo e vibrante interna e externamente.
A UFC que estamos construindo tem objetivos claros e focados: gestão eficiente, excelência em pesquisa, fomento à inovação e ao empreendedorismo. Essa visão tem encontrado apoio crescente, em uma maioria (muitas vezes silenciosa) que tem trabalhado diariamente em favor de uma academia mais antenada com as demandas da sociedade.
Foi a mobilização em torno dessas pautas que nos imprimiu velocidade no curso desses últimos 12 meses e gerou conquistas importantes e fora de nossa zona de conforto. Foram a mobilização, o planejamento e a organização que prepararam as condições para a superação, ainda em processo, dos desafios que se apresentaram.
A efeméride desta semana – culminância de um primeiro ano à frente da Administração Superior – deve-se, primeiro, ao fato de que qualquer agente público precisa prestar contas de seu trabalho. Não é mais que uma obrigação. Segundo, ao reconhecimento de que é preciso comemorar as conquistas. Há uma Universidade em transformação, e quem quiser ver a floresta não pode se limitar a observar a árvore.
Por fim, é preciso uma palavra sobre os próximos meses. Assim como o biênio 2019/2020, o que se avizinha será um período igualmente duro. Há um cenário adverso pela frente, especialmente do ponto de vista orçamentário-financeiro. Isso torna ainda mais importante a racionalização da gestão, o foco nas questões de alto impacto e, principalmente, a união da comunidade universitária em torno dessa agenda.
Se mantivermos o ritmo, não perderemos de vista as premissas que guiaram, de acordo com o olhar de nossa equipe, este primeiro ano. Seguiremos sendo uma gestão dinâmica, que trabalha com planejamento e mobilização em torno de seus objetivos.
Seguiremos encarando de frente os desafios, e esperamos contar com a compreensão de nossa comunidade para a superação coletiva deles. Continuaremos colocando em prática a capacidade inovadora de nossas mentes brilhantes, criando sempre novas oportunidades. Se o caminho até aqui nos orgulha, o futuro apenas nos motiva.
Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque – Reitor
Prof. José Glauco Lobo Filho – Vice-reitor