Pró-Reitorias da UFC trocam experiências com Universidade Federal Rural do Semiárido sobre implantação do PPE
- Quinta, 22 Outubro 2020 09:12
Em um seminário realizado na última quarta-feira (21), pró-reitorias da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) reuniram-se no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra para trocar experiências sobre a concepção e a implantação do Plano Pedagógico de Emergência (PPE), instrumento que guiou a retomada das atividades acadêmicas na modalidade remota, ocorrida em 20 de julho.
A agenda dá prosseguimento à aproximação iniciada pela visita à UFC, em setembro, da reitora da instituição potiguar, Profª Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira. Localizada a 230 quilômetros de Fortaleza, em Mossoró (Rio Grande do Norte), a UFERSA é uma universidade bastante jovem, que guarda semelhanças com a UFC pela tradição na pesquisa em ciências agrárias e pelo papel relevante na promoção do desenvolvimento regional.
A programação foi iniciada com um café da manhã, no qual os professores Sueldes Araújo, pró-reitor de Graduação da UFERSA, e Kátia Cilene da Silva, pró-reitora-adjunta de Graduação, foram recebidos pelos docentes Ana Paula de Medeiros Ribeiro, pró-reitora de Graduação da UFC; Simone da Silveira Sá Borges, pró-reitora-adjunta de Graduação; Rafael Bráz Azevedo Farias, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD; Maria José dos Santos, do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/EIDEIA); e Dijane Maria Rocha Victor, do Curso de Design-Moda e também do PAAP/EIDEIA.
Na fala de abertura, a pró-reitora de Graduação da UFC fez um relato do contexto local no início da pandemia e dos movimentos que levaram à elaboração e implantação do PPE. "A primeira coisa que fizemos, para conceber o plano, foi chamar os coordenadores de programas acadêmicos. Mostramos dados atestando que, mundialmente, cerca de 90% dos estudantes nos diferentes níveis de ensino foram afetados e que o uso das tecnologias era a alternativa viável para minimizar os prejuízos", relembrou a Profª Ana Paula.
Dito isso, ela acrescentou que a grande missão seria capacitar o corpo docente para adentrar a realidade do ensino remoto com mais segurança e motivação. "Alguns de nossos professores não dominavam nem sequer o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), nosso sistema acadêmico. Imagine dar aula pelo computador", destacou.
Em sua exposição, a pró-reitora detalhou o plano, as situações nele previstas, as orientações para adaptação de componentes curriculares, os calendários aprovados para 2020.1 e 2020.2 e o novo mecanismo de supressão de disciplinas. "Levamos em consideração a realidade de cada curso e deixamos espaço para flexibilização, pois nossos cursos são extremamente plurais. Assim, foi necessário dar alternativa ao estudante que, por razões particulares, não conseguisse prosseguir com os componentes curriculares em que estava matriculado. Isso sem prejuízo do tempo de conclusão ou do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)", mencionou.
Por fim, desejou aos gestores da universidade parceira perseverança e energia: "Vai ser difícil para vocês; está sendo para nós. Mas é com trabalho e resultados que a gente responde aos desafios. Nossa energia, nossa vontade de buscar soluções é muito maior".
A apresentação seguinte foi feita pela Profª Maria José dos Santos, coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA). Acompanhada da Profª Dijane Victor, também gestora do PAAP, ela resgatou o redesenho organizacional e estratégico feito pela atual gestão da EIDEIA, o que já havia impactado a qualidade do programa de capacitação docente e a adesão às formações ofertadas.
"Estávamos dando os primeiros passos dessa remodelação quando veio a pandemia. A Universidade teve que se mexer. Assinamos a plataforma Stream Yard, entramos para o YouTube. Fomos atrás de especialistas na lida com essas ferramentas dentro da própria Universidade. Quando não encontramos, fomos em busca de parceiros externos", relembrou.
Ela diz que não foi fácil e que o período exigiu muito da equipe: "O PAAP foi um grande desafio pedagógico e acadêmico. Começamos com um plano que previa 19 atividades formativas e fomos muito além das expectativas", disse orgulhosa do programa, que passou de 80 cursos ofertados no início de agosto.
DADOS E TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS – A programação da manhã foi fechada pelo Prof. Rafael Bráz, que lidera a Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) da PROGRAD. O docente, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), apresentou a parte que compete à graduação no projeto Painéis Estratégicos da UFC.
Utilizando a metodologia Business Intelligence (BI) e o software Power BI, a plataforma armazena, atualiza e proporciona uma visualização atraente, funcional e em tempo real de dados de diversas naturezas, como quantitativos da graduação, taxas de evasão e retenção, situação de componentes curriculares e resultados em avaliações externas.
Também estão disponíveis no sítio levantamentos e estudos anteriores ao lançamento dos painéis, como pesquisas com egressos, com graduandos e indicadores do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
Além da importância da transparência nos dados, ele ressaltou a cooperação entre a PROGRAD e a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional. "A parceria com a comunicação institucional foi muito importante, desde o início, para o sucesso do PPE. A apresentação das notícias de maneira clara e positiva, sempre publicizando o esforço que está sendo feito, foi fundamental", reconheceu.
A tarde foi dedicada exclusivamente ao tema da assistência aos estudantes, com apresentação da Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis. Ela fez exposição minuciosa das ações que a UFC utilizou para apoiar o corpo discente neste momento de emergência sanitária.
Iniciou sua fala abordando a iniciativa-piloto dos Encontros Universitários 2019, realizados em maio deste ano na modalidade virtual com alto engajamento da comunidade universitária. Em seguida, discriminou, uma a uma, as ações inclusivas que a UFC empreendeu para diminuir as desigualdades de acesso às ferramentas tecnológicas entre alunos: uma ampla pesquisa sobre condições de conectividade digital; a segurança alimentar dos alunos socioeconomicamente vulneráveis; a concessão de um dos auxílios-alimentação mais altos do País; a distribuição de chips de internet móvel com capacidade de 20 GB; e a concessão de auxílio-inclusão digital para a compra de computadores e tablets.
A saúde mental foi outra preocupação. Equipe multidisciplinar da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis disponibilizou espaço virtual de escuta para dificuldades pedagógicas e situações de sofrimento psíquico; de março até este mês, foram 220 atendimentos.
"Além das ações de inclusão digital, outra medida adotada foi a testagem rápida para covid-19, feita inicialmente entre os moradores das residências universitárias depois estendida a alunos de graduação e pós-graduação. Testamos mais de 6.800 estudantes. O percentual de testes positivos entre alunos foi de cerca de 8%, dos quais apenas 5% ocorreram entre os moradores das residências universitárias", ressaltou, lembrando que houve a reserva de uma casa somente para receber residentes que fossem contaminados com o novo coronavírus – felizmente, não foi registrado nenhum caso.
PRÓXIMOS PASSOS – Os visitantes voltam para Mossoró cheios de ideias. Com apenas 50 dias de retorno do calendário 2020.2, a UFERSA poderá valer-se da expertise da UFC para conduzir seu próprio processo de retomada.
"Viemos com boas expectativas pelo trabalho excelente da UFC em várias áreas. Após esse encontro, chegamos à conclusão de que a resposta de vocês a esse contexto foi muito bem planejada, organizada e fundamentada. É um projeto de universidade exemplar. Só posso parabenizar a todos que fazem a UFC, em especial à PROGRAD, na pessoa da Profª Ana Paula. Sei que agora vamos lançar mão do que há de melhor como referência", disse o Prof. Sueldes Araújo.
Já a Profª Kátia Cilene assegura que várias ideias apresentadas interessam à gestão de sua universidade e com certeza serão incorporadas: "Uma delas é o uso de Business Intelligence como apoio à gestão, para tomar decisões mais assertivas. Outra é com relação à formação dos professores. Chegando aqui, ficamos felizes em saber que as escolhas que fizemos de cursos, plataformas etc. são muito parecidas. É um alívio saber que estamos no caminho certo".
O pró-reitor de Graduação da UFERSA antecipou ainda convite à Profª Ana Paula de Medeiros para proferir a palestra de abertura do Fórum de Coordenadores de Curso da instituição potiguar, para falar sobre a bem-sucedida marca da UFC no último ENADE: de 26 cursos avaliados, 13 obtiveram nota máxima.
Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.