Setembro Amarelo: palestra, curso e sessões de cinema na UFC marcam o mês de prevenção ao suicídio
- Sexta, 03 Setembro 2021 13:26
O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas, durante todo o mês, campanhas de informação e conscientização sobre esse tema são realizadas por entidades mundo afora. Na Universidade Federal do Ceará, o Setembro Amarelo será lembrado com atividades organizadas por diferentes setores da Instituição, todas gratuitas.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC, através da Divisão de Apoio Psicossocial (DIAPS), promove na próxima quarta-feira (8) a palestra ''Prevenção ao suicídio". Será às 9h30min, com a presença do psicólogo clínico e membro do Programa de Apoio à Vida (PRAVIDA) da UFC, Leonardo Martins, que ensinará sobre a importância do conhecimento acerca da prevenção ao suicídio.
O evento, aberto à comunidade universitária e ao público em geral, recebe inscrições via formulário eletrônico. O link da transmissão será enviado por e-mail um dia antes do evento.
Mais informações podem ser vistas no site da PROGEP.
MENTAL FLIX – Outra iniciativa é a maratona de filmes Mental Flix, promovida pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental (LPSM), do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC. Ao longo do mês, o projeto traz uma programação especial de filmes sobre saúde mental, com debates na sequência.
Serão quatro encontros a partir do dia 9 de setembro, por meio do aplicativo Google Meet, sempre às 19h, nos quais os participantes poderão debater o filme proposto e interagir com um convidado que irá comentar cada sessão. As inscrições são feitas via formulário eletrônico. A programação é aberta a estudantes, profissionais de saúde e demais interessados.
Veja a lista dos filmes que serão apresentados.
CURSO – O PRAVIDA está com inscrições abertas para o Curso de Prevenção ao Suicídio, que contará com palestras, mesas-redondas, dentre outras atividades, ao longo do mês, incentivando o conhecimento sobre como prevenir o comportamento suicida e buscando ampliar capacidades de identificar pessoas em risco e oferecer possíveis intervenções para evitar tais comportamentos.
O curso tem início no dia 13 de setembro. A iniciativa é gratuita, mas há condições para os que desejarem obter certificado. Todos os detalhes, assim como a programação completa, podem ser vistos no formulário de inscrição. A formação é aberta a estudantes, profissionais e todos os interessados.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.