Cônsul da Holanda é recebido na Reitoria; inovação e inteligência artificial foram foco da agenda
- Terça, 30 Novembro 2021 17:44
O vice-reitor, Prof. Glauco Lobo, no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, representou a administração superior em mais uma agenda institucional de internacionalização. O gestor recebeu ontem (28), no Gabinete do Reitor, o Cônsul de Ciência, Tecnologia e Inovação da Holanda, Robert Thijssen, para apresentar iniciativas inovadoras da UFC, como o projeto do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA), a Wolf Mask e ações de telessaúde.
Além do vice-reitor e do cônsul, participaram do encontro o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Rodrigo Rego, coordenador de Convênios Internacionais da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER); Prof. José Soares, docente do Departamento de Física, coordenador do comitê executivo do CEREIA e Cientista-Chefe da área de Ciência de Dados; e o Prof. Eduardo Sávio Martins, docente do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental e presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME).
O cônsul disse ser um plano prioritário para os Países Baixos estabelecer parcerias nas áreas científica e tecnológica com o Brasil, pois as relações bilaterais de instituições do país europeu com pesquisadores brasileiros têm se ampliado, graças à expertise das universidades locais. “Além da UFC, estive nessa manhã no Complexo Portuário do Pecém, que é parceiro e muito parecido com o nosso Porto de Roterdã [maior complexo portuário marítimo da Europa]. Vejo muitas possibilidades de cooperação nas indústrias química, de energia e de materiais entre os dois países”, vislumbrou a autoridade diplomática.
O coordenador de convênios internacionais, Rodrigo Rego, abriu a série de apresentações da casa, afirmando que já existe um laço entre UFC e Holanda por meio de um convênio vigente entre nossa Instituição e a Universidade de Wageningen, cujas disposições podem ser acessadas no site da PROINTER. Rego representou o pró-reitor Augusto Albuquerque, que se encontra em missão internacional em Cabo Verde e Portugal com o reitor Cândido Albuquerque.
Em seguida, o Prof. Rodrigo Porto fez um rápido balanço sobre a posição da UFC nos rankings de inovação, além de apresentar um compilado das pesquisas sobre covid-19 realizadas no último ano, e um dos mais recentes produtos inovadores da Universidade, a máscara facial de assistência ventilatória Wolf Mask. "Se isolarmos apenas os indicadores de pesquisa e inovação, a UFC encontra-se entre as 10 instituições mais relevantes nas áreas de Química, Engenharia, Telecomunicações e Ciências Médicas. Quanto ao CEREIA, foi uma conquista nacional a aprovação de um projeto estruturante, com aplicação forte na área de saúde", relatou o pró-reitor.
No momento seguinte, o Prof. José Soares falou sobre o CEREIA e os planos de converter a unidade avançada de pesquisa que o abriga no Condomínio do Empreendedorismo e Inovação (CEI) em um hub cearense, regional e nacional para concentrar esforços em inteligência artificial e ciência de dados. "Focado em aplicações na área médica e alinhado com as demandas do mercado e as necessidades da UFC e do governo estadual, o projeto tem como tópicos-chave de pesquisa a predição de doenças crônicas, o monitoramento remoto de pacientes e interfaces de alta tecnologia para ciência de dados em saúde", enumerou o cientista-chefe, ressaltado ainda que a principal parceira da iniciativa em IA é a empresa cearense de planos de saúde HAPVida.
Tomando como gancho a questão do monitoramento remoto de pacientes, o Prof. Glauco Lobo aproveitou para explanar para o cônsul o trabalho desenvolvido pela UFC em telessaúde, exemplificado principalmente pela atuação do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC. O Núcleo foi institucionalizado em 2010 e atua em conjunto com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), o Programa Telessaúde Brasil Redes (ambos vinculados ao Ministério da Saúde) e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. “Com a pandemia, a demanda por esse tipo de serviço se acentuou. Com o envolvimento de vários ministérios, esse tem se tornado um setor estratégico na UFC, fazendo da saúde digital uma ação prioritária”, disse o vice-reitor.
O representante da PROINTER também fez menção à aproximação de unidades de pesquisa e propriedade intelectual da Universidade com o meio produtivo, através da articulação com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e outras entidades de classe do setor. “Esse é um assunto muito caro à atual administração, que sentiu a pressão da sociedade por essa articulação e tem feito muitos esforços para viabilizá-la”, afirmou Rodrigo Rego.
O cônsul Robert Thijssen, ao final da agenda, agradeceu a breve introdução à UFC e expressou ainda ter muito a aprender sobre o Ceará. “O Brasil é um país enorme, com muitas universidades de ponta. Agora, vamos detalhar especificamente que pontos de conexão desejamos fazer, pensando no que será bom para os dois países”, adiantou.
Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.