Procurar no portal

Refeitórios do RU em Fortaleza serão reabertos na segunda-feira (4); confira guia sobre como acessar os restaurantes

Após uma força-tarefa que envolveu diversos setores da Universidade Federal do Ceará, todos os refeitórios do Restaurante Universitário nos campi de Fortaleza serão reabertos na segunda-feira (4). Com isso, depois de apenas cinco dias de suspensão dos serviços, o RU volta a fornecer as cerca de 11.600 refeições diárias na Capital, retomando uma das principais políticas de assistência estudantil da UFC.

Acesse o Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário

Imagem: salão do refeitório do Campus do Pici vazio

A Universidade firmou contrato emergencial com uma nova empresa fornecedora de refeições ao RU, a fim de garantir a reabertura do Restaurante até que o processo licitatório definitivo, já em andamento, seja concluído. A medida foi adotada após o cancelamento do contrato com a antiga fornecedora, responsável pelos problemas na prestação de serviços verificados após a retomada presencial das atividades acadêmicas.

Todos os preparativos da reabertura estão sendo feitos sob supervisão da Coordenação do RU, como limpeza, montagem de equipamentos e organização de materiais para receber a comunidade universitária. A equipe de Nutrição do RU fará o monitoramento dos serviços, com avaliação sensorial das preparações, abordando aspectos relativos a sabor, odor, aparência e consistência das preparações. Além disso, realizará o controle de temperatura dos alimentos, etapa importante para a garantia da segurança sanitária.

"É um alívio e uma alegria ter de novo esse equipamento, fundamental para a permanência dos alunos na Universidade e para o bom desempenho acadêmico. O RU permite que o estudante viva melhor a UFC. Não se trata apenas de uma política de assistência estudantil, mas também de uma política acadêmica fundamental, que favorece a convivência, a integração e a inserção na vida universitária", afirmou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo.

Nos próximos dias, a PRAE desenvolverá uma série de atividades culturais no ambiente do Restaurante Universitário, cuja programação será anunciada em breve.

De acordo com o titular da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Prof. Almir Bittencourt, o contrato atual estabelece uma série de itens no sentido de garantir o atendimento, pela empresa, aos requisitos de qualidade exigidos pela UFC. "Foi um esforço conjunto da Universidade, no sentido de concluir o processo, que exige uma série de etapas e procedimentos em obediência à legislação, em tempo exíguo", destacou o pró-reitor.

Para o reitor Cândido Albuquerque, usuário do RU durante seus quatro anos de graduação no Curso de Direito, o sentimento é de vitória coletiva, com a reabertura do serviço na qualidade que a comunidade acadêmica merece, tudo em consonância com as exigências sanitárias e dos órgãos de controle.

"Em uma força-tarefa sem paralelo – com envolvimento ímpar da Reitoria, da PROPLAD, da Procuradoria-Geral da UFC, da Auditoria Interna, da Coordenadoria de Restaurantes Universitários da PRAE, das demais pró-reitorias e da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) –, a administração simplesmente viveu para isso nos últimos dias. Uma vez constatado que a empresa não estava cumprindo o contrato, correu-se atrás do cancelamento do vínculo e preparou-se a licitação emergencial. Garantimos a reabertura no dia anunciado, com o número de refeições de sempre e a variedade de opções nutricionais já conhecida. Foi por isso que lutamos, e é isso que entregamos na segunda-feira à UFC", sintetizou o dirigente máximo.

Imagem: salão do refeitório do Campus do Pici vazio

ORIENTAÇÕES À COMUNIDADE – O acesso ao RU continuará sendo feito mediante agendamento, via SIGAA. Trata-se de uma ferramenta de planejamento, cujo objetivo é evitar aglomerações nos horários de pico e organizar a demanda. A expectativa da Coordenação do RU é que, com a normalização dos serviços a partir da contratação da nova fornecedora, o acesso aos refeitórios seja diluído, reduzindo-se o tamanho das filas nos horários mais críticos.

Na entrada dos refeitórios, serão solicitados o cartão do RU (previamente carregado) e um documento de identificação oficial com foto. Aqueles que ainda não possuem o cartão poderão solicitar a primeira via a partir de segunda-feira (4) nos guichês do Restaurante, apresentando documento de identificação com foto e comprovante do vínculo com a UFC.

Com a reabertura do RU, será suspenso, a partir de segunda-feira (4), o pagamento do auxílio-alimentação emergencial destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade entre os dias 28 de março a 1º de abril, datas que corresponderam aos dias de suspensão dos serviços do Restaurante em Fortaleza.

Mais detalhes sobre o acesso ao RU podem ser vistos no Guia Tô de Volta – Especial Restaurante Universitário.

POLÍTICA INSTITUCIONAL – O RU é uma das mais importantes ferramentas da assistência estudantil, pois, através da oferta de refeições a preços subsidiados, possibilita a democratização das condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal.

O nível de satisfação dos usuários, expresso pelo Indicador de Satisfação do Cliente, foi de 93% em 2019; 92,8% em 2020 e 87,7% em 2021, considerando-se os pareceres bom e ótimo acerca das refeições e ratificando o alto padrão de qualidade observado nos RU's da UFC.

Fonte: Coordenação do Restaurante Universitário – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300