DMPTool: UFC é parceira de ferramenta que auxilia pesquisadores na elaboração de planos de gestão de dados

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará contam com uma ferramenta para ajudar na elaboração de planos de gestão de dados. Trata-se do DMPTool (Data Management Plan), aplicativo on-line gratuito que orienta os pesquisadores a produzirem planos de gerenciamento de dados segundo as exigências de agências financiadoras.

A inserção da UFC na lista de instituições parceiras da ferramenta ocorreu após a filiação da Biblioteca Universitária ao Centro de Curadoria da Universidade da Califórnia (UC3). Qualquer pessoa pode usar o DMPTool, mas, com a filiação, a UFC e o Sistema de Bibliotecas não só estão autorizados a fazer uso do DMPTool como também podem sugerir melhorias para a plataforma, configurar a ferramenta para apontar seus recursos e serviços, fornecer ajuda personalizada, entre outras funções.

Imagem: foto e uma jovem de cabelos presos e de máscara descartável segurando um material de laboratório

Os usuários do DMPTool ligados à UFC podem fazer login com as contas institucionais da Universidade. Além disso, cada plano de gestão de dados elaborado com a ferramenta pode ser registrado e receber um identificador digital (DOI), contribuindo assim para correta identificação e citação dos dados. O DMPTool também pode ser integrado ao ORCID (Open Researcher and Contributor ID) e a diversos repositórios de dados de pesquisa, inclusive com o da UFC futuramente. Os pesquisadores da UFC também podem solicitar a análise e o feedback sobre seu plano a um bibliotecário de dados da Universidade antes de ser atribuído um DOI e publicar a versão final do documento.

"A implantação desse tipo de ferramenta para a UFC também estabelece um importante marco para a inovação nos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UFC, pois dá início à oferta de serviços voltados para os pesquisadores no que diz respeito ao apoio e suporte à gestão de dados de pesquisa. Então, o Sistema de Bibliotecas têm seguido as tendências internacionais na inovação de seus produtos e serviços, a exemplo de diversas instituições internacionais, bibliotecas e grandes centros de pesquisa que já implantaram ou têm se dedicado à implantação desse tipo de ferramenta e na criação de serviços dedicados ao gerenciamento dos dados produzidos em pesquisas científicas", destaca Juliana Lima, bibliotecária da Seção de Planejamento Bibliotecário da UFC.

SAIBA MAIS – O plano de gerenciamento de dados é um documento formal solicitado por muitas agências de fomento e financiadores de pesquisa como pré-requisito para requerer financiamento. Nele, os pesquisadores devem descrever o que farão com os dados coletados durante e após o projeto de pesquisa.

Para auxiliá-los nessa tarefa, o DMPTool disponibiliza formulários com perguntas sobre o projeto para o pesquisador responder, tais como: informações sobre a coleta de dados, documentação de metadados, aspectos éticos e legais, armazenamento de dados, seleção e preservação, compartilhamento de dados e responsabilidades e recursos.

As informações solicitadas podem variar de acordo com a agência de fomento e a área de conhecimento relacionada ao projeto. A Biblioteca Universitária da UFC disponibilizou um tutorial sobre acesso e uso da ferramenta por pesquisadores da Instituição. No DMPTool já há, inclusive, um modelo de plano de gestão de dados para a UFC.

Fonte: Juliana Lima, bibliotecária da Seção de Planejamento Bibliotecário da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.