Procurar no portal

Cursos de Letras Português-Italiano e Português-Francês da UFC atingem nota 5 na avaliação no MEC

Os Cursos de Letras Português-Italiano e Português-Francês da Universidade Federal do Ceará obtiveram a nota máxima (5) na mais recente avaliação do Ministério da Educação (MEC). A análise da pasta destacou diversos aspectos, com ênfase especial no projeto pedagógico do curso (PPC), que recebeu elogios da comissão avaliadora por estar alinhado às diretrizes curriculares para as licenciaturas, incorporando conteúdos e métodos de ensino e avaliação inovadores.

Imagem: Turma do curso de Letras Italiano da UFC

Esse é mais um resultado positivo atribuído pelo MEC a cursos da UFC. Em junho, os cursos de Biblioteconomia, Ciências Atuariais e Estatística também recebem nota máxima do MEC. Em maio, os cursos de Engenharia de Software (Campus de Quixadá), Engenharia Metalúrgica e Letras-Espanhol (licenciatura noturna) também receberam nota 5; a licenciatura em Dança recebeu nota 4, também considerada de excelência.

Segundo a coordenadora do Curso de Letras, Profª Andreia Turolo, a avaliação in loco possibilitou à comissão analisar aspectos relevantes, como a integração e articulação das várias unidades curriculares, resultando na elaboração de um novo PPC, mais moderno.

Dentre os atributos que contribuíram para a nota máxima, a professora destacou o empenho e comprometimento de toda a equipe envolvida no curso: da Direção do Centro de Humanidades aos servidores técnico-administrativos, todos foram elogiados pela comissão avaliadora. O corpo docente, em especial, ganhou destaque pelo trabalho engajado e de alto nível, abrangendo ensino, pesquisa e extensão.

Imagem: Turma do curso de Letras Francês

A infraestrutura dos cursos também recebeu destaque, embora ainda haja desafios relacionados à acessibilidade para pessoas com deficiência e à manutenção e renovação frequente de equipamentos eletroeletrônicos.

“Manter nossa dedicação e empenho para ratificarmos o trabalho de excelência será fundamental para os próximos anos. Certamente, será um diferencial que se refletirá muito positivamente na próxima avaliação. Vamos também lutar para que o plano de melhorias previsto pela coordenação seja implementado o mais rápido possível, tal como a atualização do acervo da biblioteca”, afirmou a Profª Andreia Turolo.

LETRAS NA UFC – No início, os Cursos de Letras faziam parte da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UFC, com o primeiro currículo aprovado em 1961. Atualmente, integram o Centro de Humanidades.

Os cursos diurnos se estruturam da seguinte forma: Letras-Português/Literatura (70 vagas), Letras-Português/Alemão (20 vagas), Letras-Português/Espanhol (50 vagas), Letras-Português/Francês (30 vagas), Letras-Português/Inglês (50 vagas) e Letras-Português/Italiano (20 vagas).

Em todos, a entrada dos estudantes se dá em turmas semestrais. A habilitação em Português/Literatura leva 8 semestres, enquanto as habilitações que incluem línguas estrangeiras têm duração de 10 semestres.

O Curso de Letras-Libras oferece 30 vagas no período noturno, com entrada no segundo semestre. Essas vagas, diferentemente das demais licenciaturas em Letras, não são ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), mas em edital próprio, para priorizar o acesso de pessoas surdas.

Fonte: Profª Andreia Turolo, coordenadora do Curso de Letras da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300