UFC recebe presidente da ABRASCO em evento preparatório ao 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
- Sexta, 11 Agosto 2023 16:01
O auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), a Profª Rosana Onocko-Campos, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), para discutir as trajetórias e os desafios no campo das pesquisas sobre política, planejamento e gestão em saúde. O evento faz parte das atividades preparatórias para o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que ocorrerá em novembro de 2024, em Fortaleza.
Na abertura da atividade, a Profª Carmem Emmanuely Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC, destacou que o debate marca o processo de construção para o congresso nacional, que terá a Universidade Federal do Ceará como instituição-sede do evento.
“O Ceará é pioneiro em vários aspectos desse campo [de política, planejamento e gestão], com importante inserção prática na construção do SUS [Sistema Único de Saúde] e com várias articulações que vão para além do espaço da Universidade”, comentou, observando que o congresso será elaborado em conjunto com outras instituições do Estado.
Em sua exposição, Rosana Onocko-Campos apontou questões pertinentes às pesquisas sobre política, planejamento e gestão em saúde. Ela observou que, apesar de estarem na mesma área, os estudos sobre cada um desses campos não são iguais.
De acordo com ela, as pesquisas do campo da política, por exemplo, se aproximam mais da ciência política. “[São trabalhos sobre] análises de cenários; análises de atores; análises de banco de dados secundários para identificar tendências e entraves; cruzamento do financiamento para identificar atores; estudos sócio-histórico da constituição de movimentos etc.”, enumerou.
Já as pesquisas referentes ao planejamento, segundo a pesquisadora, estão no campo da mediação, com predominância de estudos de casos, relatos de experiências e desenvolvimento tecnológico. E, por fim, nas investigações sobre gestão predominam estudos qualitativos no campo da ação, das relações interpessoais e institucionais.
Na visão dela, apesar de os estudos sobre política, planejamento e gestão serem diversos, existem alguns “consensos” do que seriam boas práticas nessas investigações, tais como: a inclusão de múltiplas vozes e de outros valores além do custo-benefício, e o estímulo ao engajamento social.
SAIBA MAIS – Juntamente com a UFC e da ABRASCO, participaram da organização do evento as seguintes instituições: Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fundação Oswaldo Cruz (FUOCRUZ-Ceará), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Previsto para ocorrer nos dias 2 a 6 de novembro de 2024, em Fortaleza, o 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da ABRASCO pretende ser um encontro para articulação entre academia, gestão, trabalhadores e movimentos sociais na área da saúde, servindo de troca de conhecimentos e espaço para formulação de políticas.
Fonte: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.