Procurar no portal

Encontros Universitários 2023 chega ao fim sob a marca do reencontro da comunidade acadêmica

Com um público médio estimado entre 7 mil e 8 mil pessoas por dia, os Encontros Universitários 2023 da Universidade Federal do Ceará foram encerrados, nesta sexta-feira (10), sob a marca do reencontro da comunidade acadêmica. A estimativa, feita de forma conservadora pela organização geral do evento, tomou como base dados da quantidade de inscritos para as apresentações orais e de pôsteres, ocupação das salas e dos auditórios dos eventos, bem como refeições servidas.

No Campus do Pici, em Fortaleza, cinco anos depois dos últimos EU presenciais, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos voltaram a dividir histórias e trocar experiências em espaços comuns no entorno do Centro de Convivência, nos auditórios do Centro de Tecnologia e do Centro de Ciências, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Instituto de Cultura e Arte.

“Foi um reencontro da UFC consigo mesma, com mostras, palestras, rodas de conversa, apresentações. Universidade que não se mistura, universidade não se intercruza, que não se encontra, perde a essência do que é mesmo ser universidade. Então, se pudesse fazer agora já um balanço do que foram esses encontros, a gente retomou o gosto de se encontrar e a gente vai querer continuar se encontrando todos os anos. Então, 2024 vem aí, né? O gostinho de se encontrar vai ser plantado e, no próximo ano, o encontro vai ser melhor ainda”, disse o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida.

Imagem: reitor da UFC discursa segurando microfone

No total, foram 5.737 trabalhos apresentados em diversas modalidades: iniciação científica, pós-graduação, extensão, residência pedagógica, entre outras. A eles, foram agregadas 56 apresentações artísticas, entre música, dança, artes cênicas, exposições de artes visuais, oficinas e exibições audiovisuais; e 15 palestras realizadas sobre os mais diversos temas, além de apresentação de unidades da Universidade, como o Instituto Confúcio, e evento com startups. Só no Restaurante Universitário, foram 3.500 refeições por turno. Isso tudo apenas em Fortaleza.

“Os Encontros Universitários superaram todas as nossas expectativas. Está sendo gratificante ver a UFC viva novamente. Tivemos uma participação excelente e os técnicos, professores e estudantes estão dando testemunho da beleza deste momento”, avalia a Profª Regina Célia Monteiro de Paula, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que ao lado da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) foi responsável pelo evento. “A Profª Glícia [Pontes], da Pró-Reitoria de Cultura, lançou a palavra reencontro para definir esta edição e é isso que está ocorrendo, um reencontro da comunidade da UFC e um reencontro com a ciência”, complementa.

Veja também o que disse o Prof. Bruno Rocha, titular da PRAE e organizador-geral dos EU 2023, sobre as novidades do evento.

Para muitos, aquela experiência era inédita. É o caso da estudante Ana Gabrielle de Moraes Peres, do quinto semestre do Curso de Odontologia, que estava apresentando um pôster de Bolsa de Iniciação Acadêmica sobre o uso de brinquedo terapêutico como ferramenta de assistência à criança hospitalizada.

Era a terceira vez que ela participava dos EU, mas a primeira em que se via no meio daquele entra e sai de gente no grande salão em que os pôsteres estavam sendo apresentados, um ao lado do outro nos suportes de madeira, no amplo segundo andar do Centro de Convivência, e não nos quadradinhos de uma tela de computador.

Imagem: estudante Ana Gabrielle de Moraes Peres

“Aqui é um formigueiro”, resumiu o servidor técnico-administrativo Hermany Rosa Vieira, do Centro de Tecnologia. Acostumado a ir aos Encontros já de longas datas, ele estava fazendo um duplo papel: avaliando pôsteres de estudantes de iniciação científica e acompanhando o relato de 35 estudantes do Núcleo de Aprendizagem Cooperativa (NAC), o qual coordena.

Conforme observado no pôster dos estudantes do NAC, “escrevivências” são relatos a partir da experiência pessoal com o uso da aprendizagem cooperativa, com a avaliação do que foi vivenciado. Além disso, parte de seu tempo era dedicado a percorrer os corredores para acompanhar o trabalho de outros alunos. “É uma experiência ótima", diz Hermany, lembrando que na versão digital as apresentações orais muitas vezes acabavam sendo acompanhadas apenas pelos alunos do mesmo grupo.

Imagem: servidor técnico-administrativo Hermany Rosa Vieira ao lado de um estudante

“Foi um reencontro muito legal”, diz a Profª Joana D’Arc de Oliveira, do Departamento de Contabilidade, que estava participando como avaliadora dos pôsteres. Ela lembrou que os últimos EU presenciais ocorreram em 2018 (os Encontros de 2019 foram adiados para o ano seguinte, mas aí estourou a pandemia de covid-19 e o evento acabou sendo realizado apenas de forma virtual). “Achei muito diferente e positiva a ideia de trazer para o segundo andar os pôsteres”, disse, citando ainda a integração dos professores com alunos e com colegas de outros departamentos.

Veja outras imagens do terceiro dia de EU 2023 no Flickr da UFC

INTERIOR – Além de Fortaleza, os Encontros Universitários 2023 também movimentaram os campi do interior do Estado. No Campus de Sobral, por exemplo, foram realizadas 264 apresentações orais e 304 pôsteres, tanto dos cursos de graduação quanto das pós-graduações. Para essa programação, foram mobilizados 167 avaliadores e 97 voluntários. Enquanto os pôsteres foram alocados no primeiro andar do refeitório universitário, as apresentações orais ocorreram em salas disponibilizadas pela organização.

Imagem: salão de pôsteres em Sobral

Cinco apresentações artísticas completaram a programação em Sobral, como os concertos da Orquestra Sinfônica da UFC e da Orquestra de Câmara UFC Sobral e o show do grupo Vocal UFC, que trouxe um repertório em comemoração dos seus 10 anos de trajetória. “Agradeço à UFC, à nossa equipe organizadora e a todos os parceiros que tornaram possível esta edição dos EU em Sobral. Houve participação maciça de nossos professores e alunos da pós-graduação, como avaliadores, e dos estudantes, como voluntários”, comemora o Prof. Mário Moreira, diretor do Campus de Sobral.

“Foram quase 600 trabalhos apresentados, um número significativo, que representou nossos oito cursos de graduação e cinco cursos de mestrado. O retorno à modalidade presencial foi importante para a comunidade acadêmica, possibilitou um momento de reencontro, de convívio, não apenas nas apresentações de trabalhos, mas também nas apresentações artísticas", completa o diretor.

Imagem: grupo vocal se apresenta

Entre as novidades dos EU em Sobral neste ano estiveram a participação da Feira Eva, dedicada a empreendedores locais, e uma parceria com o SESC Sobral. Entre outras ações, a instituição montou a exposição Histórias da gente para a gente, do projeto SESC Cordel, e ofereceu o show da nossa solenidade de abertura.

No Campus de Crateús, os três dias de EU reuniram um público de aproximadamente 400 pessoas, além de 140 trabalhos nas seguintes áreas: ciências exatas, engenharias e suas aplicações; computação e tecnologia da informação; meio ambiente e sustentabilidade; métodos alternativos de ensino; e práticas e políticas educacionais.

Em Itapajé, os números também foram motivo de comemoração, nesta que é a primeira edição presencial dos EU recebida pelo campus. Durante os três dias de evento, aproximadamente 95 alunos participaram das atividades, que incluíram 6 sessões temáticas, 48 apresentações de trabalhos, 20 projetos, 7 premiações e 2 palestras. A programação trouxe ainda 8 apresentações artísticas e culturais, como a Feira de artesanato e gastronomia e a feira dos cursos, numa estimativa de público de 150 pessoas por dia.

O diretor do campus, Prof. Márcio Corrêa, destacou as palestras envolvendo o tema da inteligência artificial realizadas dentro da programação, além das apresentações culturais, da Feira de artesanato e gastronomia, que integraram talentos da comunidade local aos EU, com a volta do formato presencial.

Imagem: alunos posam em auditório

O encerramento dos Encontros Universitários 2023 acontece nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, na Concha Acústica da UFC. A programação começa com o espetáculo Sou tambor, do Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada. Na sequência, vem o concerto Studio Ghibli, da Camerata de Cordas da UFC. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300