Obras da Estação Científica da UFC em Jericoacoara devem começar ainda em 2024; Instituição se compromete a ajudar a proteger o Parque
- Sexta, 19 Janeiro 2024 14:51
- Última Atualização: Segunda, 22 Janeiro 2024 08:53
“A Universidade Federal do Ceará está chegando em uma missão de ajudar a guardar o Parque Nacional de Jericoacoara”. Com essa promessa, o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, participou, na manhã desta sexta-feira (19), da cerimônia que oficializou a cessão de terreno à UFC pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara para a construção da Estação Científica da Instituição no município. Segundo o reitor, as obras do empreendimento devem ser iniciadas ainda neste ano.
No discurso proferido no evento, realizado na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara, o reitor destacou que a chegada da UFC a Jericoacoara se insere nas comemorações de 70 anos da Universidade. “Vamos fazer aqui muita coisa. Os projetos que a gente tem agora são apenas os que a gente tem para começar. Prefeito, ainda bem que o terreno é grande”, adiantou.
“Estamos chegando com um projeto, vamos participar da licitação, da instalação, dos primeiros momentos, mas o que virá a partir daí, nas décadas que vêm a seguir, só o futuro vai testemunhar. E, com certeza, quando a Universidade chega, chega com um conjunto de outras instituições que a circundam. Ela chega e nunca mais sai”, garantiu o reitor da UFC.
De acordo com o Prof. Custódio Almeida, a cerimônia desta sexta-feira (19) é histórica e marca o momento em que a Universidade passa a integrar o grupo daqueles que são os guardiões do Parque Nacional de Jericoacoara. “E a gente vai fazer isso com ciência. A gente vai fazer isso tentando lembrar às pessoas que o mar precisa ser protegido. A vida vem do mar, e a vida depende do mar”, declarou.
A cerimônia de cessão de posse do terreno contou com grande participação da comunidade de Jijoca de Jericoacoara, que lotou o auditório da Câmara de Vereadores. O evento também contou com a presença de uma comitiva de docentes e técnico-administrativos da UFC envolvidos no projeto. O prefeito do município, Lindbergh Martins, afirmou que a chegada da UFC na localidade “tem uma importância gigantesca. É a ciência chegando na nossa região, com educação e sustentabilidade e estimulando o crescimento turistico. A cidade aplaude a UFC em Jijoca. Como já disse: temos educação premiada, temos turismo internacional e, agora, temos UFC em Jijoca de Jericoacoara”, comemorou.
Estiveram presentes na cerimônia os membros do conselho do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC, acompanhados da diretora, Profª Lidriana de Souza Pinheiro, e do vice-diretor, Prof. Rodrigo Maggioni. Além deles, compuseram a comitiva representantes da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra).
COMO SERÁ? – A Estação Científica da UFC em Jericoacoara será instalada em um terreno de 5.648 metros quadrados na Vila de Jericoacoara, em uma área próxima ao mar. O master plan, que é o plano de ocupação do imóvel, já está em execução e deverá estar concluído já em fevereiro.
Na primeira fase de implantação, serão ocupados mil metros dessa área. Do total, 230 metros quadrados serão destinados ao Bloco de Laboratório e Pesquisa e ao Centro de Visitantes. Nessa área, está prevista a implementação de um museu, que tratará de questões marinhas e geodiversidade, com tecnologia de realidade virtual, e de um mirante com vista para o mar para visitantes.
Outros 570 metros quadrados serão destinados a alojamentos, com vagas para 30 estudantes e 10 professores. Também será construído o Centro de Eventos e Treinamento em uma área de 200 metros quadrados, que contará com auditório e salas de aula.
De acordo com o coordenador do projeto, o Prof. Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), o master plan está projetando os planos arquitetônicos e paisagísticos de forma conjunta, para que o espaço seja instalado em uma espécie de jardim botânico. “Normalmente, os parques botânicos utilizam espécies exóticas. No nosso, serão utilizadas espécies da própria região, acompanhado de tokens com os nomes das plantas”, explica Soares.
O professor acrescenta que a unidade da UFC em Jericoacoara atuará no tripé que sustenta a Universidade: ensino, pesquisa e extensão. No primeiro plano, deverá ser criado o curso de Turismo Ecológico, já confirmado pelo reitor Custódio Almeida. Além disso, Soares diz que deverão ser realizadas, em Jericoacoara, aulas de campo dos cursos já existentes da UFC, entre outras ações. Na pesquisa, serão empreendidas investigações aplicadas à realidade da região, avaliando questões como erosão das praias, gestão de resíduos sólidos e problemas relacionados às dunas e lagoas. “Vamos trazer pesquisadores internacionais para trabalharem conosco soluções para os problemas do Parque, uma extensa área de proteção ambiental".
Na extensão, há planos de realização de cursos para a comunidade local, palestras, a realização de um trabalho para a criação de novas rotas com guias turísticos, tratando de questões de educação ambiental e do ecoturismo, entre outros. “Estamos mapeando com a comunidade as demandas. Já sabemos que há a necessidade de cursos de línguas, que podem ser ofertados por meio das Casas de Cultura Estrangeira. Vamos ouvir a comunidade e planejar as ações”, explica.
LICENCIAMENTO – Após o master plan, serão iniciados os projetos executivos de arquitetura, de estrutura e os complementares, que devem apresentar os detalhes construtivos de cada edificação. A previsão é de que estejam concluídos até maio. Após isso, passarão por aprovação ambiental por parte da Prefeitura de Jijoca. Aprovados, os projetos passarão à licitação, que deverá ser realizada no segundo semestre de 2024. Com a licitação, a empresa escolhida já poderá marcar a ordem de serviço para o início das obras, conforme explica Renato Guerreiro, titular da UFC Infra.
Também presente ao evento, a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e chefe substituta do Parque Nacional de Jericoacoara, Katia Carneiro, afirma que a chegada da UFC na região é "a realização de um sonho". Desde a concepção do projeto, o Instituto esteve junto à UFC e aos pesquisadores do LABOMAR, construindo a proposta de implantação da Estação Científica. "Estamos trabalhando também na concepção de um acordo de cooperação técnica entre a UFC e o ICMBio, que espero que a gente assine logo. Isso vai prever, entre várias ações, desenvolver atividades de pesquisa em parceria com a Universidade, que irá nos apoiar em questões como contenção de espécies invasoras, gestão de resíduos sólidos, entre diversos outros temas", adiantou.
Fonte: Secretaria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.