Procurar no portal

Fartura no sertão: ciclo de colações de grau 2023.2 no Interior tem início pelo Campus da UFC em Quixadá

Quando a chuva toca o solo, aplacando a quentura inclemente do semiárido, o sertanejo sente a fartura se anunciando. A tarde pluviosa dessa segunda-feira (22), foi, portanto, de bons auspícios para os 82 formandos dos cursos de Ciência da Computação, Design Digital, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Sistemas de Informação do Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Quixadá. Chuva, sol e até mesmo um arco-íris compuseram o cenário perfeito no belo campus para fotos e celebrações dos jovens profissionais.

Envoltos em alegria e excitação, os primeiros a chegar no campus foram o formando João Pedro Dede Silva e a sua mãe, Maria Euda. “Estávamos muito ansiosos, é uma vitória na vida dele e na minha também”, disse a mãe orgulhosa. Colando grau no curso de Design Digital, João Pedro é natural de Quixeramobim e destacou que sempre esteve em seus planos integrar o corpo discente da UFC em Quixadá. “Sempre olhei muito para o Campus de Quixadá porque é um polo de tecnologia e também porque vi que o curso de Design Digital tinha uma grade interessante”.

Imagem: João Pedro Dede Silva, formado em Design Digital, se interessou pelo Campus de Quixadá como pólo de tecnologia (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A trajetória rumo à graduação, apesar de satisfatória, contou com grandes desafios para o estudante, como a pandemia de covid-19 e, ainda, a morte do seu orientador de trabalho de conclusão de curso (TCC). “O meu TCC foi uma luta porque o meu orientador morreu, o Prof. Anibal, e eu tinha muito vínculo com ele, foi um baque muito grande. Ele era o idealizador do projeto, e acabou que eu não quis largar o tema. Como era um desejo dele, levei até o final”, disse.

Veja outras imagens da colação de grau em Quixadá no Flickr da UFC

Superar obstáculos e reinventar-se também foi uma máxima para a concludente do curso de Design Digital Raíssa Barros. Já graduada em Publicidade, Raíssa remou contra discordâncias para seguir em busca do desejo de um novo rumo profissional. “Sou de Fortaleza e estava em busca de estudar algo com design quando descobri o curso daqui de Quixadá. Então me dispus a vir, foi uma aventura, mas no final deu tudo certo; quando é pra ser acontece, né?”, avaliou.

Reiterando a máxima de que os cães são os amigos mais fiéis dos humanos, estava ao lado de Raíssa o pequeno Puffy, de capelo, óculos e gravatinha, que a acompanhou nessa jornada pessoal. “Estudar aqui foi uma experiência incrível, conheci pessoas muito massas, com realidades diferentes da minha, e foi muito legal essa troca. Os professores também são muito acessíveis, foi uma experiência realmente maravilhosa”, comentou.

iMAGEM: A publicitária Raíssa Barros, com seu cãozinho pequeno Puffy, celebra uma segunda graduação: Design Digital (Foto: Ribamar Neto/UFC)

RETORNO – Entre os concludentes houve aqueles que celebravam o fim do curso e o início de uma nova etapa fora dos bancos da UFC. Mas também estavam os que comemoravam o retorno à academia, como foi o caso de Marcelo Martins. Concludente da turma de 2020.2, o estudante da cidade de Eusébio fez parte do grupo de colações simbólicas do curso de Engenharia da Computação.

Apesar de não poder ter comemorado na época, por conta das restrições sanitárias resultantes da pandemia, Marcelo festejava naquele momento mais uma conquista: a aprovação como professor no campus onde havia estudado. “Graduei aqui, fiz mestrado fora, voltei para cá como professor substituto, depois fiz o concurso para efetivo e estou na lista de aprovados. É gratificante ouvir de outros professores que eles têm orgulho quando voltamos ao campus. Tive muito apoio dos professores, eles são referência, os tenho como um espelho”, declarou.

Imagem:  Marcelo Martins integrou o grupo de colações simbólicas do curso de Engenharia da Computação (Foto: Ribamar Neto/UFC)

A continuidade dos estudos na UFC em Quixadá era motivo de abraços carinhosos da família de Brena Rodrigues, que colava grau no curso de Ciências da Computação. Bolsista do Laboratório de Pesquisa em Ciência de Dados Insight Lab, Brena é uma das recém-aprovadas no mestrado do campus. Ladeada pelos familiares, a estudante, natural de Boa Viagem, disse estar vivendo a realização de um sonho forjado ainda no ensino médio. “Fiz o curso técnico de informática na Escola Técnico-Profissionalizante e desde o meu 3º ano que sonho em estudar na UFC. Estou muito feliz de ter conseguido seguir os meus planos do jeito que imaginava”, revelou.

DISCURSOS – Realizada na sala multiuso do campus, a solenidade teve como oradora discente a formanda Maria Alice de Souza Macêdo, do curso de Engenharia de Software. Em sua fala, a concludente destacou a importância da equidade de gênero na ciência. “Dentro do PET (Programa de Educação Tutorial), liderar iniciativas tornou-se uma experiência marcante, especialmente aquelas voltadas à inclusão de mulheres nos cursos de Tecnologia da Informação (TI), como o projeto Infogirl. Esta experiência não só fortaleceu o meu compromisso com a igualdade de gênero, mas também demonstrou o impacto positivo que podemos alcançar quando nos dedicamos a causas significativas”, pontuou.

Imagem: Maria Alice de Souza Macêdo, do curso de Engenharia de Software, foi a oradora discente na solenidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Com uma fala bastante emocionada, a oradora docente Tânia Pinheiro exaltou a vitória pessoal de cada estudante que colava grau naquela noite. “A festa de hoje é por terem entendido que são capazes de fazer o que escolheram fazer e o que escolheram ser. Com o tempo consegui entender que o que sentimos vai muito além da sensação de dever cumprido, mas a emoção por ter participado da realização do sonho de filhos e filhas do meu coração. Quando olhamos e pensamos, ‘eles venceram!’ é a parte mais valiosa”, considerou.

Em seu discurso, o reitor Custódio Almeida parabenizou os concludentes e destacou a indissociabilidade da conquista do conhecimento para a liberdade intelectual. “A partir de hoje vocês são bacharéis ou licenciados em suas áreas, mas não se contentem com isso, porque vocês conquistaram mais do que a conclusão de um curso de nível superior, vocês conquistaram O Mais. Estamos celebrando a conquista da autonomia, a conquista da maturidade intelectual, a conquista da liberdade de ser humano”, assegurou.

Imagem: Em sua fala, o reitor Custódio Almeida destacou conquistas dos concludentes: autonomia, maturidade intelectual, liberdade de ser humano (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O ciclo de colações segue nos campi do Interior nesta terça-feira (23), no Campus de Russas, com 97 concludentes e 19 egressos; quinta-feira (25), no Campus de Sobral, com 146 concludentes e 27 egressos; sexta-feira (26), no Campus de Crateús, com 29 concludentes e 2 egressos; e dia 20 de fevereiro, com a formatura do curso de Medicina – Campus da UFC em Sobral, com 37 concludentes e 1 egresso.

Fonte: Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Cerimonial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300