Instituto Pasteur e Fiocruz visitam a UFC para prospectar parcerias de pesquisa em saúde

A Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu, na quarta-feira (15), vista de membros do Instituto Pasteur e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A comitiva visitou o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) e o prédio da Reitoria para conhecer as instalações da Universidade e prospectar futuras parcerias.

Imagem: representantes do instituto pasteur, da Fiocruz e da UFC

A intenção da visita é estreitar relações e aproximar áreas de pesquisa, conforme explica João Hermínio Martins, cocoordenador do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia. O Centro reúne cientistas de ambas as instituições para desenvolver abordagens integrativas para melhorar o tratamento de doenças infecciosas, como a covid-19, e não transmissíveis, como o câncer, a partir de imunoterapias.

“A UFC é uma parceira de longa data e foi uma das primeiras parcerias que estabelecemos no Ceará. A ideia da visita é intensificar essa relação, criar uma via de mão dupla colaborativa que possa permitir o envio de alunos para lá e receber estudantes e pesquisadores aqui também. E, para além disso, dar acesso também a outros tipos de fomento e melhoria da qualidade da nossa pesquisa, o que promoveria crescimento profissional de ambos os lados. Há um interesse mútuo em expertises que são complementares”, declarou João Hermínio Martins.

A visita foi iniciada no NPDM e guiada pelo Prof. Carlos Roberto Koscky Paier, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, e pela Profª Claudia do Ó Pessoa, pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Imagem: reunião entre UFC, Fiocruz e Instituto Pasteur

Carlos Koscky explica que a UFC possui inúmeros projetos e pesquisas que têm relação com o trabalho desenvolvido nas instituições e podem render parcerias: “Algumas das potencialidades que podem ser aproveitadas são o uso do nosso Biotério, que é um dos poucos do Brasil certificado internacionalmente para estudos pré-clínicos de novos fármacos contra câncer, moduladores imunológicos e afins. Além disso, no NPDM temos vários laboratórios que fazem pesquisa de novos fármacos com potencial anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Na Reitoria, os visitantes foram recebidos no Salão Dourado pela vice-reitora e pró-reitora de Relações Interinstitucionais (PROINTER), Profª Diana Azevedo, pelo coordenador de Internacionalização da PROINTER, Prof. Rodrigo Rego, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Regina de Paula, pela diretora do Memorial da UFC, Marcela Teixeira, e pela secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Sandra Monteiro.

“A expectativa é que a gente possa encontrar oportunidades de formalizar cooperações mais efetivas com o Instituto Pasteur, sob o viés de internacionalização, e nos aproximar também da Fiocruz, que já tem uma unidade no Ceará e fez esse primeiro movimento de aproximação com a UFC, particularmente nas linhas de pesquisa desenvolvidas no NPDM, explica a vice-reitora.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC – fone: (85) 3366 7333